EDITORIAL
Íria Doniak Presidente executiva da ABCIC
Caros Leitores,
Lançamos esta edição em clima de comemoração pelos 10 anos da Revista Industrializar em Concreto (IC), o mais importante veículo de comunicação de nosso setor. Anterior a ela tivemos o informativo, implementado em 2008 e que perdurou até 2014, quando estreamos com uma matéria de capa internacional: “Bella Sky”, edifício em painéis, construído em Copenhague, um dos vencedores do prêmio “Outsanding Structures”, da fib - International Federation for Structural Concrete naquele ano.
O case impressionou tanto que, na Missão Técnica da Abcic, em 2016, tivemos a primeira reunião da associação sobre BIM, juntamente com o projetista da estrutura, Kaare B. Dahl nas dependências da sede da Ramboll, um dos maiores escritórios de projeto do mundo, que nos apoiou e nos auxiliou a organizar a missão em solo dinamarquês, visitando outras obras, além deste caso icônico, bem como as indústrias locais, inclusive a responsável pela execução da obra.
Do convite, ao hoje amigo Kaare, até as inúmeras portas que nos foram abertas, percebemos em cada edição um potencial que não se restringe somente às suas páginas, transcendendo o papel e o digital, duas formas de publicação que contenta todos os perfis de leitores.
Das prateleiras das bibliotecas das universidades, algumas colecionam como objeto de estudo aos estudantes de engenharia e arquitetura, dos escritórios de projeto, indústrias de pré-moldados, fornecedores, clientes e parceiro institucionais vem permeando todo o ecossistema da construção civil, levando informação e conteúdo qualificado aos leitores que, mais do que a nossa revista, são os nossos homenageados nesta data, pois são de fato a razão desta publicação não só existir, mas também inovar a cada edição. E pasmem, já encontrei leitores com a revista num voo e até na sala de espera de um consultório médico.
Desta forma, pautamos cada seção da edição, pensando sempre em como alcançar um público eclético e maravilhoso, que cresce e nos motiva a cada dia. Mais do que técnica e informação, é preciso comprometimento, sinergia e paixão.
Também celebramos nesta data todas as empresas que contribuíram com os cases publicados, profissionais das indústrias, arquitetos, projetistas de estruturas, clientes, instituições, associações, entrevistados que se envolveram conosco neste projeto e nos municiaram de informações e respostas para elaboração do rico conteúdo. É o trabalho de cada um de vocês que nos dá a honra de transformar esta matéria prima que não tem preço em uma revista. E aos nossos oferecedores e patrocinadores que têm tido visão ao possibilitar que tudo isto chegue às mãos de nossos leitores.
Ter a honra de liderar a competente equipe que produz a IC e literalmente ver cada edição nascer é sempre uma sensação indescritível; de rever o trabalho das empresas, das entidades, das universidades e da nossa entidade registrado, formando um legado que transcende gerações.
Após este momento de gratidão e celebração, os grandes destaques da 32ª edição são a entrevista estratégica, com o engenheiro Luiz Augusto Milano, da pioneira Matec, em industrializar o processo de construção e a nova coluna do meio acadêmico, que faltava para integrar a visão da economia, projetistas e empresários, abrindo com quem muito contribui neste campo, cujo incansável trabalho na EESC- USP, possibilitou que muitos profissionais hoje tenham abraçado a carreira na pré-fabricação em concreto, em nome do setor e da entidade dedicamos esta edição comemorativa ao professor Mounir Khalil El DEbs.