Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 19 - julho de 2020

SONDAGEM SETORIAL

Impactos do Covid-19

Face ao cenário inicial já apontado anteriormente e com o impacto das paralisações que ocorreram, algumas medidas trabalhistas foram tomadas, conforme indica o gráfico abaixo, sendo que uma mesma empresa pode ter adotado mais do que uma única medida para otimizar a canalização de seus recursos. Os 9,3% de nenhuma medida adotada vai ao encontro também do índice de empresas que não experimentaram nenhuma paralisação ou queda de volume de produção. Por outro lado, evidencia-se que apenas 9,3% chegou a medida extrema de demitir funcionários. As férias e a utilização do Banco de Horas foram as medidas mais recorridas perfazendo um total   aproximado de 70% das medidas tomadas. Através do campo observações, pode-se apurar que a grande preocupação inicial das empresas foi com o enquadramento em alguma medida dos funcionários pertencentes aos grupos de risco, havendo uma preocupação imediata na tomada de providências.

Ainda no campo de Recursos Humanos, além das medidas trabalhistas, em paralelo houve a implementação das medidas sanitárias, conforme indicado abaixo. O item outros no campo observação foi indicado que algumas empresas trabalharam fortemente com a comunicação visual dentro das indústrias recorrendo a cartazes, cartilhas e  vídeos.

Aproximadamente 70% das empresas já implementou treinamento específico para seus funcionários, destacando no campo observações que a maior parte dos treinamentos estão sendo realizados em distintos grupos, mantendo-se o rigor do afastamento necessários ou sendo realizados por videoconferência. As empresas que não implementaram treinamentos específicos informaram que inseriram informações para os seus funcionários via DDS nas conversações diárias. E tem mantido atualizadas estas informações.

A indústria até o presente momento e como reflexo das medidas e controles adotados vem apresentando um baixo índice de contaminação por COVID-19, perfazendo para o período um total de 6 casos confirmados e 3 suspeitos, cujos afastamentos foram imediatos.

Outra área importante para a indústria diz respeito ao abastecimento durante o período. O índice de queda de abastecimento de 51,35% é bastante expressivo, especialmente porque o impacto gerou paralisações em aproximadamente 30% dos casos, conforme expressam os gráficos a seguir.

Entre os itens que mais impactaram o abastecimento, lideram o ranking os insumos aço e o cimento, seguido dos EPIs, principalmente as máscaras, cujas soluções alternativas foram as máscaras de pano dentro das eficiências recomendadas, porém com um custo muito elevado em relação ao padrão normal. Na sequência as peças de reposição/manutenção de equipamentos e os serviços. No campo de observações algumas empresas relatam terem ficado mais restritas às condições de pagamento dos insumos bem como elevação dos preços além do previsto. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!