Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 34 - abril de 2025

ARTIGO TÉCNICO

Impactos do desenvolvimento tecnológico no projeto e aplicações do concreto estrutural

4.1.4. Redução de risco

Devido ao fato de a indústria da construção civil se basear na singularidade de cada projeto e obra, não há aprendizado proveniente de produção em massa. Cada caso é único, e não existem protótipos ou modelos de teste reais em uso. Portanto, está claramente exposta a riscos maiores. Os itens descritos acima reduzem claramente esses riscos.

4.2. Riscos gerados pela evolução da IA

On the other hand, AI also brings risks to the construction industry, particularly due to rapid decision-making and the reduction of employment opportunities, especially in mechanized jobs.

4.2.1. Risco gerado pelo uso de softwares modernos com capacidades e limitações ainda não compreendidas

Softwares como modelos não lineares de elementos finitos geram rapidamente resultados de cálculo extremamente complexos, envolvendo modelos volumétricos de concreto interceptados por barras de armadura conectadas a eles através de elementos de contato. Descobriu-se que as matrizes de rigidez e as relacionadas a danos variam significativamente com o tipo de Estado Limite Último (ELU) e nível de tensão encontrado. Torna-se necessário ajustar o software a um teste laboratorial em cada ponto onde um ELU é abordado. Sem esse cuidado bastante dispendioso, foram identificados erros significativos.

Um exemplo ocorreu no Metrô do Panamá, em operação há quase dez anos. O projeto foi elaborado por uma empresa norte-americana e, devido a pequenas fissuras (inferiores a 0,2 mm), foi revisado por engenheiros brasileiros e uma empresa europeia. Essa verificação concluiu equivocadamente - ao utilizar software não linear de elementos finitos - que a estrutura corria sério risco de colapso. O incidente alertou para:

A importância da qualificação profissional

Os cuidados necessários ao empregar esses softwares em problemas reais

A exigência de ajustes com base em resultados experimentais equivalentes para cada ponto que se aproxime de um ELU

4.2.2. Viés do algorítimo

Como toda IA é construída por humanos, e a seleção dos melhores caminhos e opções é influenciada pelas posições políticas e econômicas dos indivíduos, essas escolhas podem levantar questões éticas. Portanto, privacidade, justiça e segurança devem ser verificadas.

4.2.3. Responsabilidade técnica

Decisões relativas a estruturas não podem ser delegadas exclusivamente a softwares computacionais sem a supervisão e responsabilização de especialistas qualificados. Portanto, é sempre fundamental exigir a supervisão e a responsabilidade de um profissional técnico pelos resultados apresentados por programas de computador.

4.2.4. Questão social

O problema da perda de empregos também deve ser considerado, mitigando suas consequências por meio da criação de alternativas à medida que a IA avança.

5. Conclusão

Segundo as conclusões do artigo publicado no Structural Concrete Journal (Mathews et al., 2018), "propõe-se que o MC2020 adote a sustentabilidade como requisito fundamental, baseado em uma abordagem holística das necessidades e impactos sociais, custos do ciclo de vida e impactos ambientais." Em antecipação à publicação do MC2020, fica evidente que este importante desafio – entre outros explorados no artigo – foi alcançado.

Entendemos que, como desafios futuros, precisamos responder às seguintes questões:

No âmbito da Engenharia Estrutural, quais limites devem ser estabelecidos para garantir que a inteligência artificial contribua favoravelmente à inteligência humana, preservando a segurança das estruturas ao longo de todo o seu ciclo de vida?

Como avançar mais rapidamente com os códigos de boas práticas e a normatização, alinhando-os ao ritmo da evolução tecnológica em suas diversas esferas? Esse é o maior desafio para o próximo Código Modelo? Ou será o desafio principal para a etapa seguinte...?

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