DE OLHO NO SETOR
Dois importantes eventos com apoio e participação ativa da Abcic incorporaram duas das pautas previstas no Planejamento Estratégico da associação, estabelecido em 2015
Farid Ibrahim: Questão do design incentiva a industrialização que, assim como a pré-fabricação, representa o futuro da construção.
Abece elege nova diretoria para biênio 2018-2020
A nova diretoria da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), eleita para o biênio 2018-2020, tomou posse no dia 25 de outubro de 2018, durante a abertura do ENECE 2018 - 21º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, ocorrido no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP).
O presidente da entidade passa a ser o engenheiro João Alberto de Abreu Vendramini, especialista em estruturas pré-moldadas de concreto pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). "A engenharia civil possui várias técnicas construtivas e a Abece, entidade que congrega profissionais em várias áreas do projeto estrutural, precisa estar em sintonia com todo o setor, principalmente com o pré-moldado de concreto, que teve grande ascensão no país durante os últimos anos", avalia Vendramini. “Nossa parceria com a Abcic possibilita a interação entre os fabricantes e os projetistas de estruturas que, em conjunto, trazem inovação e confiabilidade nos processos de construção, pois estamos sempre alinhados em ações conjuntas, como a elaboração de normas, realização de seminários internacionais e, principalmente, através da participação de ambas na fib”, acrescenta.
Diretoria da Abece para o biênio 2018-2020
Luiz Livi: Abece e Abcic têm como objetivo comum contribuir para o desenvolvimento destas parcerias ganha-ganha no mercado B2B
O novo diretor de pré-moldados passa a ser o engenheiro Luiz Otávio Baggio Livi, que também é consultor da Cassol Pré-Fabricados. Segundo Livi, a Abece, particularmente a Diretoria de Pré-fabricados, tem como objetivo a disseminação de tal tecnologia construtiva, criando a cultura no mercado de que o pré-fabricado não é só indicado para obras que necessitam rapidez, mas para todas em que se preze a qualidade, confiabilidade e as boas práticas da engenharia. “Se o mercado crescer, todos crescem juntos", diz.
Luiz Livi também espera trazer para a nova gestão eleita da Abece uma maior integração entre diferentes segmentos. “A relação entre indústria e meio técnico tem que superar o status de 'relação comercial' e se aprofundar nas soluções técnicas que os associados da Abece podem fornecer para os atuais desafios do pré-fabricado de concreto. A sinergia entre indústria e projetista tem revelado, ao longo dos anos, excelentes resultados, tanto no que diz respeito às boas técnicas de engenharia, quanto na ponta comercial, onde uma boa engenharia pode valer um novo contrato". Ainda de acordo com Luiz Livi, a Abece e Abcic têm como objetivo comum contribuir para o desenvolvimento destas parcerias ganha-ganha no mercado B2B.
Além do presidente João Alberto de Abreu Vendramini, a nova diretoria da Abece para ao biênio 2018-2020 é composta por: Enio Canavello Barbosa (vice-presidente de Relacionamento), Luiz Aurélio Fortes da Silva (vice-presidente de Tecnologia e Qualidade) e Leonardo Braga Passos (vice-presidente de Marketing). São os novos diretores: Roberto Dias Leme (Administrativo-financeiro), Suely B. Bueno (Normas Técnicas), Tomás Vieira (Estruturas Metálicas), João Luiz Casagrande (Pontes e Estruturas), Luiz Otávio Baggio Livi (Pré-moldados), Alio Ernesto Kimura, Claudio Adler, José Augusto de Ávila, José Martins Laginha Neto, Ricardo Borges Kerr, Rodrigo Nurnberg, Tiago Garcia Carmona e Túlio Nogueira Bittencourt.