INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Para o perfeito adensamento do concreto foram instalados nas formas, tanto das paredes autoportantes, quanto dos túneis, motores vibradores do tipo ´carrapato`
O total de concreto pré-fabricado fornecido foi de 3.550 m³, sendo 2.100 m³ para o espessador de 50 metros de diâmetro, e 1.450 m³ para o espessador de 31 metros de diâmetro. A obra foi constituída de pilares, variando de 6,5 m a 11 metros de altura; vigas circulares com raios variando de 4,45 m a 18,15 m; laje inclinada com i=21,2%. Paredes circulares com raio de 25 metros com altura de 5 metros, integrando uma canaleta de 2 metros de altura.
De acordo com o diretor comercial da Precon, Antônio Cabral, uma das razões pela escolha do pré-fabricado foi a agilidade que ele proporciona na construção da obra, que foi feita num prazo de montagem de 50 dias para o espessador de 50 metros de diâmetro; e de 30 dias para o espessador de 31 metros de diâmetro. “O principal desafio dessa obra foi desenvolver uma solução construtiva de engenharia que atendesse as necessidades. As dificuldades na montagem foram mínimas devido à metodologia e a logística adota em conjunto pela Precon com o cliente”, afirma Cabral.
Todo o know-how em pré-fabricado foi adaptado às necessidades específicas do projeto eólico das torres, que medem 120 metros de altura
Segundo o executivo, os pilares, vigas, pré-lajes e paredes foram solidarizados “in-loco” por meio de uma concretagem tornando a estrutura monolítica. Nas paredes, foram posicionadas bainhas metálicas para possibilitar a enfiação dos cabos de protensão, onde foi executada uma postensão ligando todas as paredes e evitando qualquer vazamento do material estocado. Assim como a Torre Eólica de Tubarão, também os Espessadores de Resíduos construídos pela Precon em Minas Gerais foi obra vencedora do Destaque do Júri Inovação do Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricado de Concreto, edição 2015 da Abcic.