Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 11 - agosto de 2017

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Inovação, qualidade e sustentabilidade definem a construção industrializada de concreto no Brasil

Os investimentos realizados pelo setor de estruturas pré-fabricados de concreto têm resultado em uma indústria alinhada com as tendências internacionais em termos de inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável, que beneficia o mercado da const


Processo de pré-fabricação
Atualmente, os fabricantes do setor atendem desde a fundação à fachada com desenvolvimento tecnológico compatível a empresas internacionais desse segmento. As soluções estruturais mais adotadas são compostas por um ou mais dentre os sistemas: aporticados, em esqueleto ou de paredes portantes, que, por sua vez, podem estar associados aos sistemas formados por pisos, por fachadas e por sistemas celulares. "A escolha dentre as opções deveria ocorrer durante a concepção de projeto arquitetônico, em conjunto com o projetista da estrutura e o responsável pela execução da obra, considerando os aspectos de logística, gerenciamento e planejamento da obra. No entanto, verifica-se que, muitas vezes, o projeto de arquitetura é concebido para uma estrutura convencional, moldada no local e posteriormente é convertido para o pré-fabricado, o que nem sempre leva a se extrair o máximo potencial que o sistema apresenta", comenta Íria. 
Os aspectos fundamentais em relação ao projeto, segundo Íria, dizem respeito à modulação e consequente repetição de peças reduzindo o custo de produção pela produtividade. "Além disso, são fundamentais a construtibilidade e a logística da obra, as quais envolvem a definição dos acessos, os limites de comprimento de peças, o ângulo para movimentação de guindastes e os demais equipamentos, entre outros. Deve-se buscar o máximo possível repetir vãos de mesma ordem de grandeza ao limite de não inviabilizar a arquitetura. E também buscar reduzir e simplificar ao máximo as ligações, mantendo-se a eficiência da estrutura e minimizando prazos de execução".
O processo de fabricação é composto por etapas distintas:
- Formas
- Armadura e dosagem do concreto
- Protensão
- Concretagem
- Cura
- Acabamento
- Armazenamento
- Montagem
Permeando todas as etapas se destaca o controle de qualidade, que pode ser mensurado através do atendimento aos requisitos de desempenho, vida útil, atendimento ao cronograma e quando o seu custo total (de execução e manutenção) não ultrapassa os valores esperados. “O controle de qualidade vai além da verificação de projeto e de um controle tecnológico e dimensional efetivo, estende-se à qualificação e comprometimento dos envolvidos no processo e especialmente à gestão das interfaces de projeto, produção e montagem", finaliza Íria.


Contribuição da Abcic na visão de seus associados
A Abcic tem contribuído para o desenvolvimento do sistema pré-fabricado de concreto e para a difusão da solução de engenharia no país e no mundo, ao mostrar sua eficiência e eficácia e as possibilidades de aplicação nas diversas áreas da construção. 
Essa avalição é unânime entre toda a indústria, em especial, em relação ao Selo de Excelência ABCIC, que é considerado como um verdadeiro indutor para a evolução do mercado, por atestar a qualidade, a sustentabilidade, a produtividade, a tecnologia, a segurança e o meio ambiente dos fabricantes. O programa tem por referências as normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 08001, o PBPQ-h, as normas aplicáveis ao setor, e as normas regulamentadoras NR-19 e NR-09.
Mas, existem outras atividades que também são consideradas importantes pelos empresários e técnicos do setor, como por exemplo, a participação ativa da entidade para o desenvolvimento de normas técnicas relacionadas com a construção industrializada de concreto. Na opinião deles, o papel da Abcic é fundamental para contribuir com informações mais detalhadas e precisas, possibilitando maior extensão e abrangência. 
Para a indústria, as atividades de fomento das normas técnicas para o setor são extremamente importantes e de grande valia para as empresas, fazendo com que o conhecimento seja difundido constantemente e a assertividade técnica esteja cada vez mais calibrada. Essa forte atuação para atualização e criação de normas técnicas auxilia na divulgação de temas importantes para as construtoras e promove discussões entre vários intervenientes da cadeia, tais como fornecedores, construtoras e projetistas.
Outra atividade muito importante para o mercado de pré-fabricados de concreto são os seminários técnicos com palestrantes de renome nacional e internacional e as missões internacionais promovidas pela Abcic, porque, segundo as indústrias que participaram desta matéria, é possível não somente avaliar se estamos alinhados com as tendências internacionais, mas também aprimorar os processos realizados em âmbito nacional. A participação nas atividades da associação possibilita também a troca de experiências com outras empresas do setor, transmitindo e adquirindo novas soluções e motivando a inovar sempre. O ambiente da entidade e das suas ações fortalece o individual e faz crescer o todo.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!