ESPAÇO EMPRESARIAL
Em razão da recessão econômica registrada nos últimos anos, o setor da construção civil sofreu uma forte retração e empresas chegaram a encerrar suas atividades. As companhias que permaneceram no mercado, realizaram mudanças, reduzindo suas estruturas, e aguardam a oportunidade para retomar seu crescimento. Nos últimos meses, já se nota uma reação no mercado de edificações, em especial em residências de médio e alto padrão, que tem gerado novos empregos e movimentado as atividades da construção civil.
A retomada mais acentuada no ritmo das obras, sobretudo aquelas ligadas às áreas de infraestrutura, edificação comercial, shopping center, hospitais, entre outras, reforçará a necessidade da utilização de métodos de construção mais rápidos, eficientes e que tenham custos controlados. Nesse cenário, mais uma vez, o pré-fabricado de concreto desempenhará importante papel, pois, em razão de suas características, em pouco tempo, conseguirá atender as necessidades das construtoras, que hoje não tem um efetivo suficiente para executar essas obras.
O desempenho exigido pela conjuntura atual impulsiona as empresas do setor de pré-fabricado de concreto a adotar modernos processos produtivos e a aplicar toda inovação disponível no mercado. Um exemplo é o concreto de ultra alto desempenho (CUAD), que consiste basicamente na mistura de cimento de alta reatividade, sílica, pó de quartzo, agregado miúdo, microfibra de aço ou orgânica, aditivos, superplastificante e uma relação água/cimento de 0,15 a 020.
Comparado aos concretos convencionais, esse produto apresenta resistência à compressão até 8x superior e à flexão 10x maior. Seu desempenho mecânico, que permite redução da espessura e elevada durabilidade, faz com que o material possa ser empregado em diversos tipos de obras com o objetivo de aliviar o peso da estrutura e fabricar peças com formas geométricas diferenciadas, que seriam impossíveis utilizando o concreto convencional. Também o uso de concreto polido representa importante avanço e contribui para a evolução do pré-fabricado como opção em diferentes contextos construtivos.
Outro requisito incorporado pelas indústrias é o uso da plataforma BIM (Building Information Modeling). Hoje, a maioria dos escritórios de arquitetura já projeta com o uso dessa plataforma. A tendência é que facilite a execução dos projetos, possibilitando a criação de vários modelos sob a mesma base de dados, podendo ser compartilhado por projetistas de várias disciplinas, evitando interferências e permitindo a correção simultânea quando atualizados.
Todo esse arsenal de inovações tecnológicas necessário ao bom desempenho do setor de pré-fabricado se soma ao desenvolvimento de modernas técnicas de gestão que os fabricantes do setor tiveram de lançar mão para tornar mais racional, eficiente e produtiva suas operações.
O Brasil possui uma indústria de pré-fabricado forte e bem estabelecida. Porém, uma desvantagem competitiva é a complexidade e a diversidade da carga tributária, que gera um custo superior, exigindo uma estrutura administrativa bem maior ante outros países. Além disso, as empresas do grupo no qual nossa empresa faz parte, localizadas no Canadá e nos Estados Unidos, conseguem realizar um planejamento e investimentos anuais com precisão, pois sabem que grande parte dos empreendimentos serão em pré-fabricados de concreto. Já no Brasil, a diferenciação tributária entre o pré-fabricado de concreto e a construção convencional é um grande desafio a ser vencido, resultando com isso em edificações residenciais e comerciais construídas, em sua maioria, no modelo convencional, mesmo com todos os benefícios reconhecidos de nosso sistema construtivo. Isso é um complicador para nosso planejamento e previsão em relação a futuros investimentos.
Porém, a Abcic tem trabalhado fortemente para transformar essa questão, além de contribuir de forma decisiva para a evolução tecnológica de nosso setor e para mostrar ao mercado todas as vantagens do pré-fabricado de concreto. Entre as muitas ações desenvolvidas pela entidade, o Selo ABCIC é, sem dúvida, um dos principais diferenciais para quem faz parte da associação. Ele representa confiança e garantia de qualidade para o mercado e, consequentemente, para o cliente final.