Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 9 - dezembro de 2016

ESPAÇO EMPRESARIAL

Inovar para competir

Produtividade não é tudo, mas no longo prazo é quase tudo." São palavras de Paul Krugman (1994), vencedor do Prêmio Nobel em Economia.
A busca por maior produtividade, mais do que nunca, tem sido tema central nas empresas do Brasil – que lutam para sobreviver e prevalecer no mercado.
Vivemos um momento delicado na indústria nacional, com fraca demanda, preços em queda, margens apertadas – quando não, negativas - e custos crescentes de mão de obra, com aumentos salariais acima da inflação nos últimos anos.
Neste cenário adverso, temos ainda que lidar com a baixa produtividade de nossos trabalhadores. De acordo com dados de 2015, um trabalhador americano produz 4 vezes mais que um trabalhador brasileiro. As causas deste resultado ruim são muitas. Dentre elas podemos citar a falta de máquinas, ferramentas e tecnologias mais modernas e que são adotadas em abundância nos países mais avançados. Além disso, temos a questão da baixa qualificação de nosso capital humano, seja em nível de chão de fábrica seja em nível gerencial.
Os desafios são grandes. Como gestores, precisamos utilizar os recursos escassos com sabedoria. Precisamos fazer melhor, mais rápido, com menos erros, com menores custos e com maior satisfação do cliente.
Diante este panorama desafiador, entendemos que o presente e o futuro da construção civil nacional passam pela adoção dos sistemas industrializados – visando a obtenção de maior qualidade e produtividade.
Em especial no setor de Pré-Fabricados de Concreto, temos grandes oportunidades de melhoria e contribuição. Muitas empresas de nosso setor estão inovando e buscando continuamente novas tecnologias e novos produtos como: lajes alveolares, painéis arquitetônicos de fachada, painéis térmicos, utilização da tecnologia BIM, concreto auto-adensável e concretos de elevada resistência, sistemas automatizados, robotização, laser scanner, dentre outros. 
Entendemos que o setor de Pré-Fabricados de Concreto deve estar na vanguarda tecnológica e ser um indutor na retomada do crescimento da construção civil.
Ressaltamos a forte atuação da ABCIC no apoio às empresas associadas nesta busca por inovação, com a organização de Missões Internacionais e com a promoção de eventos com palestrantes renomados do Brasil e do exterior – a exemplo da Jornada Internacional realizada recentemente, que contou com o Seminário e o Curso. 
Neste evento chamou a atenção a grande evolução do concreto, com a adoção do Concreto de Ultra Alto Desempenho em diversas obras de sucesso. É uma ruptura tecnológica e uma nova fronteira a ser explorada. Citamos, também, a utilização de MicroCAD e o uso de impressoras 3D na construção de casas e prédios.
O momento em que vivemos também é importante para refletirmos e repensarmos nossas empresas e o modelo de negócios. As oportunidades de negócio que nos trouxeram até aqui continuarão as mesmas? Estamos no caminho certo? Como participar mais da cadeia de valor? Como agregar mais valor para o cliente? Quais são as necessidades do cliente?
De acordo com o professor Vicente Falconi (2016), “Qualquer organização (e, como consequência, seus processos e produtos – mercadorias ou serviços) deve ser periodicamente reprojetada tendo em vista sua nova função e as necessidades do meio em que vive (mercados). Essa é a essência da Gestão da Inovação; as organizações devem inovar constantemente.” 
Acima de tudo precisamos ter empresas produtivas, saudáveis e lucrativas. E que possam continuar inovando constantemente. Este é o ciclo virtuoso que almejamos como setor e como empresários. Sem produtividade e lucratividade não há inovação. E sem inovação não há produtividade e competitividade.
As empresas que se mantiverem competitivas farão a travessia com êxito e estarão mais preparadas na retomada do mercado.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!