EDITORIAL
Caros Leitores,
A industrialização dentro da construção tem ganhado força nos últimos anos. A iniciativa privada, a academia e o setor público se conscientizaram de que a industrialização é o caminho seguro para elevar a produtividade e competitividade do setor, mas sobretudo para atender os requisitos de uma agenda de sustentabilidade que tem sido cada vez mais presente nos debates mundiais.
Esse tema é central na agenda da nossa associação e do nosso setor, por isso, nesta edição, está abordada na matéria internacional, com o Congresso da fib (Federação Internacional de Concreto) e é o assunto principal do Jubileu de Ouro do Congresso do Ibracon. A industrialização está no centro dessa discussão e o pré-fabricado de concreto tem um destaque especial para atender diversos requisitos ambientais.
Vivenciei diferentes contextos da indústria do pré-fabricado de concreto ao longo de minha carreira, que evidenciaram como a industrialização faz a diferença na construção. Mas, hoje, em uma nova experiência, como diretor de Marketing da ABCIC, compreendo a importância da ABCIC para que o pré-fabricado de concreto seja uma voz presente e ativa na elaboração de iniciativas pró-industrialização e também para abrir novas oportunidades para expandir nossa atuação.
A integração e a união entre toda a cadeia de produção são fundamentais para que as ações da Abcic, como o Abcic Networking, o Seminário no Concrete Show, e as publicações, incluindo a Revista Industrializar em Concreto, engajem os agentes da construção, ampliando a visibilidade da construção industrializada de concreto. Isso significa que nossa força está em trabalhar junto com nossa entidade para o avanço de nossas indústrias.
Nesse ponto, a retomada dos eventos presenciais tem sido um grande alento para todo o setor da construção. O formato "online" seguirá em nosso dia a dia, mas nada substitui o trabalho de relacionamento feito em um encontro presencial. E, nossa entidade promoverá ainda neste ano alguns eventos, como o Seminário de lançamento da publicação ABNT NBR 9062 - Comentada e com Exemplos Numéricos, o lançamento da 2ª edição do livro Coletânea de Obras Brasileiras e o Prêmio Obra do Ano.
Nossa indústria sempre esteve na vanguarda de aplicação de novas tecnologias, investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento, para entregar ainda mais qualidade, eficiência, durabilidade e sustentabilidade aos projetos. Essa realidade é exemplificada nos cases abordados na matéria principal desta edição.
Além disso, sempre cultivamos relacionamentos importantes com os escritórios de projeto de estruturas e com os escritórios de arquitetura, a fim de trabalhar integrados para a viabilização de projetos desafiadores. O arquiteto Paulo Campos, membro do Comitê do Júri do Prêmio Obra do Ano, conta sobre essa interface entre o pré-fabricado e a arquitetura e os benefícios para o desenvolvimento de construções com um projeto arquitetônico inovador na seção Ponto de Vista.
Esta edição traz ainda um panorama do setor da construção, a cobertura dos principais eventos com participação e apoio da Abcic, uma avaliação sobre nosso setor, um panorama da construção no Brasil e o relato da engenheira Íria sobre os principais acontecimentos internacionais na área do concreto e da pré-fabricação. Gostaria de parabeniza-la por sua eleição como vice-presidente da fib, um reconhecimento extraordinário para uma profissional importante de nosso setor, que tem trabalhado incansavelmente para o desenvolvimento do pré-fabricado no Brasil.
Um abraço a todos.