Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 9 - dezembro de 2016

ABCIC EM AÇÃO

Jornada Internacional da Abcic ressalta a versatilidade e benefícios da construção industrializada de concreto

Composto pelo Seminário Internacional e pelo Curso Abcic-fib, também destacou a interação e a contribuição da delegação brasileira nos trabalhos e ações da fib

Solenidade de abertura do 7º Seminário Internacional, que ocorreu durante a Jornada da Abcic

Os assuntos mais relevantes que envolvem a construção industrializada de concreto estiveram em destaque na Jornada Internacional Abcic 2016 Estruturas Pré-moldadas de Concreto, promovida nos dias 22 e 23 de setembro, que reuniu mais de 150 participantes, um público qualificado formado por engenheiros, arquitetos, técnicos, empresários da indústria de pré-fabricados de concreto, pesquisadores, acadêmicos da área de engenharia, profissionais ligados à construção civil do Brasil e do exterior. 
Uma iniciativa da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), a Jornada teve início com a realização, no dia 22 de setembro, do 7º Seminário Internacional Abcic – Inovação e Ousadia para Vencer os Atuais Desafios e Gerenciar o Futuro, que contou com palestrantes nacionais e internacionais considerados alguns dos maiores especialistas em pré-fabricado. Entre os temas debatidos estiveram: sustentabilidade, novas tecnologias, como o BIM (Building Information Modelling), inovação como indutora do desenvolvimento da pré-fabricação, o futuro da atividade no Brasil, evolução das normas técnicas, o avanço da tecnologia do concreto como indutora da competitividade da indústria, destacando o UHPC (Ultra High Preformance Concrete), uso do pré-fabricado em outros países e a atuação dos representantes brasileiros na Federação Internacional do Concreto Estrutural (fib). 
Na solenidade de abertura, a presidente-executiva da Abcic, Íria Doniak, ressaltou que o objetivo, além de disseminar conhecimento, por meio das palestras, foi proporcionar um ambiente propício para o fortalecimento do relacionamento entre empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais interessados na atuação do segmento de pré-fabricado. “Relacionamento, aliás, é um assunto que tem feito toda a diferença num momento em que o país vive uma situação marcada por grandes desafios e incertezas”. O presidente do Conselho Estratégico da Abcic, André Pagliaro, pontuou que a Jornada Internacional está alinhada com o Planejamento Estratégico da associação e também com o momento vivido pelo Brasil. “Estamos nos estruturando para desenvolver nosso mercado quando ocorrer a retomada das atividades, de forma a vencer os desafios com mais facilidade”, disse. 
O vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon/SP), Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, defendeu na abertura a industrialização da construção civil para a elevação da qualidade e produtividade, aumentando assim a competitividade do setor. “Nas últimas décadas temos apoiado uma maior industrialização da construção, discutindo e propondo soluções aos inúmeros gargalos que impedem uma maior utilização de sistemas industrializados em nossas obras. Entre estes gargalos, cabe ressaltar a elevada tributação, que tira competitividade dos sistemas industrializados, frente à construção convencional”, destacou Vasconcellos, que também representou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

 



Jornada Internacional da Abcic proporcionou troca de conhecimento e intenso networking


Já a presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Miriam Addor, falou da maior integração entre arquitetos e projetistas. “Projetos melhor detalhados são imprescindíveis no caso dos sistemas construtivos que utilizam pré-fabricado de concreto. Acredito que se conseguirmos pensar a obra antes, com projetos mais elaborados, todos os envolvidos com a cadeia da construção conseguirão orçar e executar a obra dentro do prazo, e com redução de custos, teremos deixado um grande legado para a construção e para o País”.
Outra integrante da mesa, a diretora do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Inês Battagin, que também é superintendente do CB-18 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), destacou a forte e antiga parceria da Abcic com as demais entidades ligadas ao setor da construção civil. “Entendo que nesse momento, as entidades representam o lastro do transatlântico que hoje enfrenta águas tumultuadas”, comparou. Em seguida, Inês informou que estava sendo finalizada a formação de um Comitê Técnico de Pré-fabricado no IBRACON. “Uma das ideias é desenvolver práticas para se alinhar com as normas técnicas de desempenho do setor”, adiantou.
Quem também ressaltou a importância da parceria com a Abcic foi o engenheiro de estrutura Eduardo Millen, conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), que enfatizou que essa sinergia ganha ainda mais relevância em momentos desafiadores como o atual, mas fez questão de manifestar otimismo. “Já percebemos sinais de esperança de uma retomada e o futuro deve ser melhor”, afirmou.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!