GIRO RÁPIDO
Foto: O diretor da Escola de Engenharia, Sergio Lex (esq.) entrega homenagem da UPM para o professor Simão Prioszkulnik (dir.)
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com o apoio do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), promoveu no dia 12 de novembro uma homenagem especial ao engenheiro Simão Priszkulnik, professor emérito da Escola de Engenharia (EE). A presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, esteve presente na solenidade.
Com uma visão inovadora, Priszkulnik tem trabalhado intensamente para o desenvolvimento da construção civil. Ele participou ativamente da fundação do Ibracon, em 1972, sendo presidente por duas gestões (1981-1983 e 1983-1985) e tem contribuído, desde 1973, quando iniciou sua carreira na UPM, para a formação de profissionais da engenharia. Seja orientando diversos projetos de pesquisa ou atuando como professor de materiais da construção, seu empenho tem contribuído para que o mercado recebesse engenheiros de destaque na área de tecnologia de materiais e estruturas de concreto.
Priszkulnik também forneceu seu conhecimento e experiência ao mrcado. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Priszkulnik foi engenheiro tecnologista no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de 1964 até 1976 e na Hidroservice Engenharia de Projetos de 1977 até 1997.
Íria relembra que o professor emérito do Mackenzie foi homenageado pela Abcic, em 2015, durante a entrega do Prêmio Obra do Ano. “O Professor Simão é um entusiasta de novas tecnologias e nos incentivou a criar a quatro-mãos da disciplina optativa de pré-moldados de concreto no Mackenzie. Parceiro da engenharia de concreto e da pré-fabricação, pessoa fantástica e sempre atento a tudo e todos a sua volta, sem dúvida um exemplo a ser seguido”.
Os alunos do professor ao longo de sua carreira estiveram presentes, destacando-se o professor Vahan Agopyan, magnífico reitor da USP (Universidade de São Paulo), engenheiro civil de formação e orientados mais recentes em seus trabalhos de conclusão de curso apresentaram uma síntese de seu estudo.
A cerimônia foi corada de emoção em sua abertura pelas palavras do capelão da universidade, pelo discurso de homenagem do professor Vasconcelos que lembrou o trabalho do professor Simão em seu escritório de projeto e pela regência da orquestra, por sua esposa, de clássicos da música internacional, latina e brasileira.