EDITORIAL
Caros leitores,
Atravessamos mais um ano com muitos desafios e evidenciamos que ditados populares, como “na crise somos mais criativos” e “juntos somos mais fortes” ou “a união faz a força”, mais uma vez se revelaram verdadeiros.
Esta edição da Industrializar em Concreto é uma prova real de que com visão, trabalho, dedicação e união, a despeito de todo o contexto econômico e político, é possível realizar muito.
Por essa razão, quero iniciar este editorial agradecendo a todos os associados de todas as categorias associativas por terem permanecido conosco e participado de nossas ações. Permanecermos unidos em prol da industrialização em concreto, mesmo com um cenário adverso, foi sem dúvida a nossa maior conquista. Em especial quero destacar as empresas de pré-fabricados que puderam aderir à ação voluntária que realizamos para manter todas as ações propostas para 2017 em prol de todo o setor. Por essa razão, de público, através do anúncio institucional nesta edição registramos o nosso reconhecimento.
Faço um breve balanço do ano: a principal norma de nosso sistema construtivo “Projeto e Execução das Estruturas Pré-moldadas de Concreto” está revisada e atualizada, também foi publicada a ABNT NBR 16475, norma de painéis que possibilitará um maior desenvolvimento de soluções para a utilização deste produto. Apoiamos e auxiliamos a viabilizar a publicação da 2ª edição do livro do professor Mounir, única obra didática sobre estruturas pré-fabricadas de concreto, sendo de fundamental importância no meio acadêmico e empresarial. Os jovens professores compreendem a necessidade de industrialização e instituem cadeiras optativas nas universidades. Seminários e cursos foram realizados e apoiamos programas de outras entidades, como o CAU-CAPACITA, levando informação qualificada a mais 300 arquitetos. Mantivemos a agenda internacional que tem sido de vital importância para o desenvolvimento tecnológico do setor, reativamos o comitê de pré-fabricados junto ao IBRACON – fomos reeleitos para o conselho desta entidade – e juntamente com a ABECE promovemos no Brasil o Workshop fib (Federação Internacional do Concreto) sobre o Código Modelo das Estruturas de Concreto, do qual o Brasil é participante com mais 43 países.
O mais interessante é que em um ano tão difícil o Prêmio Obra do Ano bate recorde de inscrições. E, para 2018, passará a ter três categorias: Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras. Temos avançado com as nossas soluções em infraestrutura e nossa criatividade também avança em pequenos empreendimentos de beleza arquitetônica incomparável. As vencedoras – obras fantásticas de arquitetura e engenharia singulares – comprovam que a integração de ambas já na fase de projeto extrai o máximo potencial da pré-fabricação.
Por fim, junto com todos os nossos associados, quero registrar aqui a nossa alegria pelo fato da Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, ter recebido o prêmio Gilberto Molinari do IBRACON.
Desejo um Feliz Natal a todos e que tenhamos muita sabedoria e sucesso em 2018!
André Carvalho Pagliaro
Presidente do Conselho Estratégico Abcic