GIRO RÁPIDO
Equipe da MC-Bauchemie comemora a conquista da GPTW (melhores empresas para se trabalhar)
No dia 17 de agosto, a MC-Bauchemie celebrou 20 anos de atuação no Brasil. Desde o início, a empresa esteve comprometida em trazer para o mercado brasileiro toda tecnologia de uma empresa alemã, com soluções de alta qualidade aliado a um propósito de atender as demandas de seus clientes.
A companhia é um dos principais fabricantes de produtos químicos para construção do Brasil, participando de projetos emblemáticos. Ao longo dessas duas décadas, a MC-Bauchemie trouxe inovações, criou relacionamentos de longo prazo que conquistou com seus clientes.
De acordo com Shingiro Tokudome, diretor de Negócios da MC-Bauchemie, a companhia busca ser reconhecida como a melhor empresa de químicos para a construção. “Esses vintes anos são um marco na América Latina. Foram muitas lutas, crises e dores de crescimento, sempre prezando pela qualidade dos produtos e procurando entender as necessidades de nossos clientes”, disse.
Entre os fatos marcantes da empresa na primeira década estão a inauguração da planta em Vargem Grande Paulista, em 2005, com posterior ampliação do terreno em 2009. No mesmo ano, houve a consolidação do departamento de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil e, em 2010, a inauguração do novo centro de treinamento.
Em 2012, houve a inauguração da planta em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Além disso, a empresa lançou o Service Center MC, adquiriu a Argatex, tradicional empresa do varejo, inaugurou uma nova planta de sólidos e de uma planta de resina para pisos; ampliou sua área logística e automatizou sua planta de aditivos.
Nesse período, houve a expansão na América Latina para o Chile, para o Uruguai, com a parceria com a Urumix, e para a Bolívia. Em termos de certificação, a MC-Bauchemie conquistou a ISO 9001 e a GPTW (melhores empresas para se trabalhar).
Um aspecto destacado por Tokudome nesse período é a valorização profissional. O diretor, inclusive, completa 19 anos de companhia em março de 2022 e, assim, como outros funcionais, que possuem mais de 10 anos de MC. “O CEO, nessas duas décadas, é o mesmo e isso faz diferença para qualquer empresa, mesmo multinacionais”.
A MC-Bauchemie esteve em obras emblemáticas do Brasil, em diversos segmentos, como na área infraestrutura rodoviária (Rodoanel em São Paulo, Viaduto Jaguaré e Ponte Hercílio Luz); mobilidade urbana (Metrôs de São Paulo e do Rio de Janeiro); arenas esportivas (Maracanã e Allianz Park); saneamento (ETE Barueri e ETE Guarulhos); energia (UHE Jirau e Parque Eólico Trairi); aeroportos (Viracopos); eventos (Expominas); arte (Museu de Arte do Rio de Janeiro); marítimo (Píer de São Sebastião); infraestrutura hídrica (Canal do Sertão) e projetos especiais (Sirius).
Tokudome ressaltou também a parceria com a indústria de pré-fabricados brasileira e com a ABCIC, ao longo desses 20 anos. “A MC tem a responsabilidade de fomentar inovações e gerar conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento do setor e, ao mesmo tempo, mantendo seus negócios”, ponderou. A seu ver, o apoio ao Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, por exemplo, tem o objetivo de promover o intercâmbio do Brasil com outros países e experiências.
Segundo ele, o mercado de pré-fabricados de concreto tem crescido, uma vez que há um aumento do consumo dos polímeros produzidos pela MC-Bauchemie. A empresa tem ainda buscado enxergar o Concreto de Ultra Alta Performance (UPHC, Ultra High Perfomance Concrete) no universo dos pré-fabricados, para oferecer soluções para sustentar ainda mais esse mercado. “A tecnologia do concreto passou por modificações importantes, principalmente, com a utilização de bons químicos”.
Sobre o futuro, a MC-Bauchemie tem planos de construir uma planta de éter policarboxilato para atender a América Latina. “Estamos vislumbrando um horizonte para depender menos da logística internacional, que está atualmente muito complicada, e para produzirmos polímeros ainda mais adequados aos cimentos utilizados na região e no Brasil”, antecipou Tokudome, que finalizou que a companhia cresce continuamente em outros continentes, como o asiático e o africano.