GIRO RÁPIDO
NETPre passa a ter espaço para debates em seu novo site e também conta agora com novas instalações num edifício em pré-moldado
O site do NETPre – Núcleo de Estudos e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto, fruto de uma parceria firmada em 2005 entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Abcic, está sendo remodelado, ganhará novas áreas e terá espaço para um fórum de discussão técnica sobre sistemas construtivos industrializados de concreto. O objetivo é facilitar as pesquisas sobre o conteúdo disponível na página, inclusive o de pesquisadores de outras universidades. “Também queremos deixar mais explicitado tudo que fazemos no laboratório, que vai além dos ensaios com estruturas de pré-moldados”, acrescenta o professor Marcelo de Araújo Ferreira, coordenador do NETPre.
Atualmente o Núcleo, além de pesquisas e ensaios laboratoriais, também realiza trabalhos de extensão, avaliação de projetos e verificações experimentais de estruturas pré-fabricadas utilizadas em obras importantes. “Já fizemos verificações nas obras do Aeroporto de Viracopos, Arena Corinthians, Arena Pantanal e também na ampliação do Galeão”, relata Ferreira.
Outra novidade do site é deixar à disposição dos internautas as pesquisas e estudos que estão em andamento. Já os estudos concluídos estarão arquivados e catalogados numa biblioteca de fácil consulta. “Nossa ideia é facilitar um pouco mais as pesquisas sobre pré-fabricado no Brasil, inclusive por parte dos professores, estudantes ou pesquisadores de outras universidades”, esclarece o professor Ferreira. Num segundo momento, estarão disponíveis no site do NETPre todos os trabalhos realizados no pais envolvendo pré-fabricado de concreto.
Está nos planos de curto prazo também a inclusão de uma área destinada a funcionar como uma plataforma de discussão permanente sobre pré-moldado. “Vamos criar o que está sendo chamado, provisoriamente, de Fórum de Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas Industrializados de Concreto, que estaria ancorado no NETPre, mas envolveria também outras universidades, além da Abcic e Abece”, comenta Ferreira. “A ideia é juntar academia, indústria e profissionais para ver o que está sendo pesquisado, detectando as necessidades, inclusive em termos de normas. O objetivo é criar grupos de discussões técnicas. Queremos facilitar a integração pesquisa, projeto e produção”, acrescenta.
Além do site remodelado, o NETPre também está de “casa nova”. Trata-se de um novo espaço, separado do laboratório, e com instalações mais adequadas para reuniões e também para receber pesquisadores visitantes. Como não poderia deixar de ser, o novo escritório do NETPre foi construído em pré-moldado. Na verdade é um protótipo desenvolvido pelos próprios pesquisadores e que passou por uma série de ensaios técnicos.
Todas essas alterações confirmam a importância que o Núcleo ganhou nos últimos anos. Segundo o coordenador, as pesquisas realizadas no NETPre contribuíram com a revisão da NBR-9062:2006, incluindo as equações para o cálculo de rigidez de ligações. “Vamos, inclusive, publicar os resultados experimentais do doutorado que serviu de base para calibrar as equações contidas na norma e estamos avançando já para estudos referentes a outras ligações típicas, além das pesquisas com lajes alveolares. O NETPre está bastante ativo”, conclui Ferreira.