Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

DE OLHO NO SETOR

Nova feira em São Paulo, Modern Construction Show, será dedicada à construção industrializada

Organizado pela Francal Feiras, evento conta com o apoio estratégico das entidades ligadas ao setor: Abcic, Abramat e Abcem, e será realizado no mês de outubro de 2024

Para Laura Marcellini, diretora técnica da Abramat, as soluções industrializadas para a construção combinadas com uma gestão e logística compatíveis, e agregadas às tecnologias avançadas, têm um potencial extraordinário para revolucionar nosso cenário. “Nós da Abramat estamos empenhados em promover a construção industrializada como uma alternativa viável e vantajosa para o setor da construção brasileira. Buscamos fomentar o desenvolvimento da oferta de soluções inovadoras aliadas a pesquisa e a formação de profissionais capacitados para impulsionar a adoção da construção industrializada em nosso país.”

Renato Cordeiro, da Francal Feiras, analisa ainda que a construção off-site, realizada fora do canteiro de obras, é tendência no mundo e no país. Os motivos são vários: é mais rápida, mais eficiente e mais sustentável. Enquanto a construção convencional gera uma grande quantidade de resíduos na obra, na industrializada praticamente 100% dos materiais são aproveitados. 

Além disso, de acordo com Cordeiro, o uso de estruturas mistas, que é a combinação de vários sistemas construtivos numa mesma obra — concreto modular, metal (aço), madeira, entre outros — diminui a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. “Estamos vendo, todos os dias, as catástrofes geradas pela mudança climática no planeta, fruto da grande emissão de CO2. Portanto, é imperativo adotar meios de produção que contribuam para a preservação do meio ambiente, seja na construção civil ou em outros mercados”, finalizou.

O lançamento apresentou palestra da professora Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos de Construção do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV), que comentou que a utilização dos processos pré-fabricados ainda não está amplamente disseminada no setor, por isso tem grande potencial de crescimento, por ser uma modalidade com maior produtividade.  “O mercado, no entanto, enfrenta alguns desafios, como a falta de isonomia tributária entre a construção civil convencional (em canteiro) e a industrializada. A tributação na construção off-site é maior, o que encarece os custos da modalidade”, disse Ana Castelo. A tributação equânime é um dos pleitos do setor, que também será discutido no evento.

Informações: https://modernconstructionshow.com.br

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!