Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

EDITORIAL

Novas ideias para promoção da prosperidade

Prezados Leitores,

Estamos concluindo mais um ano com muitas entregas à sociedade, tanto por nossas empresas, como pudemos constatar pelo fantástico evento que celebrou os 10 anos do Prêmio Abcic, quanto pelo amplo trabalho institucional realizado por nossa entidade, a ABCIC, que completou em outubro 20 anos. 

Até o próximo aniversário, em 2022, prepararemos muitas ações comemorativas que irão integrar ainda mais toda a cadeia produtiva do pré-fabricado de concreto. Celebrar estes importantes marcos faz parte de nossa cultura e promove a imagem de que, quando se trabalha com competência, seriedade e dedicação, avançar é apenas uma consequência. 

Celebramos também, através da homenagem que prestamos àqueles profissionais que tem, juntamente com o setor, conduzido o avanço dos usos do sistema construtivo, ao longo dos anos de sua história. E, desta vez, foi uma alegria demonstrar o nosso respeito ao engenheiro Aluízio Monteiro D´Ávila. 

Destaco ainda a matéria de eventos com a participação de nosso setor, que trouxeram temas relevantes como a industrialização, aplicações, indústria 4.0 e a transformação digital. E o especial destaque sobre a sustentabilidade no ano em que se realizou a COP26. 

É hora de pensarmos e planejarmos 2022, após um ano intenso, no qual as empresas trabalharam com afinco mais uma vez, enfrentando percalços, como a alta e a falta de insumos. Isso evidenciou novamente a grande resiliência de nossos empresários. 

A pandemia impôs severas restrições orçamentárias ao país e, como bem destaca a economista Ana Castelo em sua coluna, impactou a questão fiscal, que é fundamental no que diz respeito aos novos investimentos no país. 

Em 2022, teremos um ano de eleição, ainda com muitos temas controversos dentro e fora das instituições brasileiras, como por exemplo, a corrupção e as reformas que deveriam ter avançado. O enfoque foi muito político e, de uma maneira geral, com pouco foco naquilo que de fato precisamos. Assim, nos resta torcer e pedir a Deus que dê uma visão clara e sabedoria ao nosso povo nas eleições. 

Não posso deixar de comentar neste editorial a tristeza pela perda recente de profissionais que tanto fizeram pela arquitetura, como Ruy Ohtake, pela engenharia nacional e pelo setor, Pedro Buzzato, e os pioneiros do Pré-fabricado e sócios fundadores da ABCIC, Antônio Garcia e Adroaldo Cassol, com o qual tive a imensa honra de ter trabalhado junto e aprendido tantas coisas sobre tantos assuntos. 

Por fim, desejo aos nossos leitores uma fantástica noite de Natal e um excepcional 2022! Que seja mais do que um período de paz e de reflexão: um período em que nasçam novas ideias que possam promover a prosperidade desta e das futuras gerações.

Um forte Abraço a todos.

Luiz Otávio Baggio Livi
Diretor de Marketing da Abcic

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!