GIRO RÁPIDO
Em nome da diretoria e do conselho estratégico da Abcic, desejamos as boas-vindas aos novos associados!
UTFPR prepara disciplina optativa de estruturas pré-fabricadas de concreto
Uma disciplina optativa de pré-fabricados de concreto está em processo de formulação e irá integrar a grade curricular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Segundo uma das organizadoras da disciplina, a professora Olívia da Costa, o objetivo é atender ao grande potencial da região para o desenvolvimento de obras em concreto pré-fabricado.
Professora Olívia da Costa é uma das responsáveis pela implementação da disciplina optativa de pré-fabricados de concreto na UTFPR
"Posso dizer que a iniciativa surgiu em decorrência da minha trajetória profissional", contou Olívia. "Em 2007, iniciei mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e desenvolvi pesquisa sobre lajes alveolares. Durante esse período, auxiliei na preparação de material didático sobre o tema e, em 2008, fiz o 'Curso de Formação de Multiplicadores', uma parceria entre o Núcleo de Estudos e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto (NETPRE) e a Abcic. Em 2015, passei a lecionar na UTFPR, no campus Guarapuava, e observei o potencial da região para favorecer empreendimentos com estrutura pré-fabricada em concreto; inclusive, os edifícios do campus foram projetados com esse sistema construtivo".
O curso de engenharia civil no campus de Guarapuava teve sua primeira turma em março de 2014; entretanto, os alunos já demonstram grande interesse em cursar a disciplina optativa quando for ofertada no próximo ano. Ainda segundo Olívia, "são necessários ajustes na ementa e nos pré-requisitos, que serão discutidos em reuniões pedagógicas". Até agora, a bibliografia básica da disciplina contempla o livro Concreto Pré-Moldado: Fundamentos e Aplicações, de autoria do Prof. Mounir Khalil El Debs e o Manual de Sistema Pré-Fabricados de Concreto, elaborado por Arnold Van Acker, colaborador da fib e traduzido por Marcelo de Araújo Ferreira por meio de iniciativa da Abcic.
"Pretendo continuar ofertando a disciplina uma vez por ano como optativa, porém gostaria que ela se tornasse obrigatória", comenta Olívia. "Acredito que a racionalização é uma tendência da construção civil, assim como a mecanização e automação na fabricação de estruturas de concreto pré-fabricado. Já vemos isso nos grandes centros, mas é necessário um trabalho de divulgação nas regiões menores", conclui.
Matéria optativa do Mackenzie sobre sistemas industrializados tem recorde de alunos
O curso de graduação em engenharia civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie tem em sua grade curricular uma matéria optativa sobre sistemas industrializados com grande aceitação entre os alunos. Segundo o professor Celso Luchezzi, "a turma é hoje quatro vezes maior em comparação ao primeiro ano em que a disciplina passou a ser ofertada".
Na avaliação do docente, a atuação da Abcic é fundamental para o desenvolvimento do conteúdo letivo: "a participação da Abcic é não somente um apoio, mas uma presença dentro da Universidade que se faz sentir por ações como, por exemplo, visitações de alunos em fábricas de pré-moldados de concreto; acredito ser esse um modelo de parceria entre universidade e indústria que tem muito a contribuir para o desenvolvimento do país".
A disciplina "Indústria da Construção Civil: Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas" tem como objetivo o estudo de diretrizes para a modulação, projeto e produção de peças industrializadas e da logística de transporte, montagem e suas interfaces. Aborda também questões de ergometria e de normalização brasileira para pré-fabricados de concreto. A bibliografia do curso contempla as normas técnicas ABNT NBR 9062 Projeto e execução de estruturas e concreto pré-moldado e ABNT NBR 5706 Coordenação modular da construção.
"Entendemos que a industrialização é a melhor resposta ao volume produtivo. Além de ser uma técnica da construção, pode ser empregada em outros processos, como na fabricação de materiais”, avalia Luchezzi. Para o futuro, o plano do Mackenzie é tornar a matéria optativa "Indústria da Construção Civil" parte da grade fixa de disciplinas.