Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 2 - agosto de 2014

GIRO RÁPIDO

NUTAU 2014 terá sustentabilidade como foco

O NUTAU 2014 - 12º Seminário Internacional – Megaeventos e Sustentabilidade: Legados Tecnológico em Arquitetura, Urbanismo e Design, a ser realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, deverá debater a produção recente de obras voltadas a Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos de 2016 que apresentam inovações tecnológicas na busca de sustentabilidade nas áreas de arquitetura, urbanismo e design. “O NUTAU 2014 visa aproximar a universidade do mercado, criando uma simbiose de interesse entre os dois e abrindo espaços para arquitetos, urbanistas e designers para atuarem com mais eficiência e conhecimento de causa”, explica o professor Bruno Roberto Padovano, coordenador científico do evento. 
O encontro é realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura da Universidade de São Paulo (NUTAU/USP) e contará com seis palestras, uma mesa redonda, apresentação de vários trabalhos científicos inéditos, além da realização, concomitante, de quatro feiras voltadas à tecnologia da construção civil e arquitetura (FESQUA, VITECH, ARCTECH E FEITINTAS), todas promovidas pelo Grupo CIPA Fiera Milano e que serão montadas também no Centro de Exposições Imigrantes. 
Além da apresentação das inovações tecnológicas, o NUTAU 2014 também tem como propósito discutir temas de interesse dos pesquisadores, com ênfase em sustentabilidade e na construção de equipamentos sociais voltados ao lazer, esporte e cultura. O evento ainda objetiva facilitar a criação de cooperação técnico-científica e convênios entre entidades voltadas à pesquisa nas áreas de arquitetura, urbanismo e design. “Uma das metas é tratar da evolução tecnológica brasileira na construção civil, tendo o NUTAU/USP como um dos centros de excelência, contando ainda com a participação e o apoio de associações como a Abcic”, reforça o professor Padovano. 
Segundo ele, o seminário também tratará do legado tecnológico em relação aos megaeventos esportivos, onde ganhou destaque a presença das estruturas pré-fabricadas de concreto, sobretudo na construção dos estádios. “Nesse sentido, será interessante aprendermos o que de novo tem surgido nesse campo, pela excepcionalidade das obras e os grandes vãos projetados nos estádios”, observa, acrescentando que se pretende debater o que está sendo planejado para as obras das Olimpíadas. 


Professor Padovano: “O NUTAU 2014 visa aproximar a universidade do mercado, abrindo espaços para arquitetos, urbanistas e designers”. 
Otimista em relação ao sucesso do encontro, Padovano informa que até meados de julho, já estavam inscritos 100 profissionais para o evento – nos anteriores, a média de público chegou a 300 –, assim como já estão registrados diversos trabalhos científicos. Os 16 melhores trabalhos serão apresentados. Ainda de acordo com o coordenador, a ênfase dada neste ano ao tema da sustentabilidade se deve ao fato de que o conceito veio para ficar nas áreas ligadas ao setor da construção. “A arquitetura tem uma grande responsabilidade nesta questão, já que mais de 40% do consumo de recursos naturais ocorre no ambiente construído. Projetarmos edifícios e cidades mais sustentáveis é uma forma de contribuirmos para o mundo em transformação, buscando enfrentar os desafios e mudar a cultura obsoleta ainda dominante. Para isto o estudo dos legados tecnológicos, que afetarão futuras gerações, se torna tão importante”, conclui o professor Padovano.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!