Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 26 - setembro de 2022

ACONTECE NO MUNDO

O Concreto e a sustentabilidade é pauta prioritária no contexto global


Congresso da fib em Oslo teve como tema central a  inovação e sustentabilidade

Neste primeiro semestre, participei de dois relevantes eventos internacionais representando a Abcic, além de ter tido contato com outros realizados por entidades europeias em que o mesmo tema o concreto e a sustentabilidade, teve amplo espaço nas tribunas.

Congresso fib 2022:

O primeiro deles, o Congresso fib 2022, ocorreu em Oslo de 12 à 16 de Junho, onde, além do evento, a delegação brasileira representada por mim (ABCIC e IBRACON e pelo professor Fernando Stucchi) também esteve presente em importantes reuniões como a Assembleia Geral, Conselho Técnico, Model Code 2020 e Comissão 9 de disseminação da tecnologia. Foram dias intensos, porém muito relevantes para avanço de distintos contextos, em especial, trazendo muito conteúdo para nossas entidades e setores no Brasil considerando a premissa de pensar globalmente e atuar localmente. 

Os principais impactos locais dizem respeito a atualização de nossa normalização, não apenas da pré-fabricação, mas de todo o contexto, que inclui o projeto, a tecnologia e o desempenho do concreto. O congresso ocorre a cada quatro anos, intercalado pelos simpósios no período intermediário, e nesta edição, o tema inovação, para ir ao encontro das ambiciosas metas em direção a um mundo mais sustentável com vistas às respostas que precisam ser dadas para 2030 e 2050 e, mais do que isso, em direção ao desenvolvimento sustentável da cadeia e que dizem respeito ao consumo de energia, uso racional dos recursos materiais e humanos, redução das emissões de CO2.

A palestra de abertura foi realizada pelo keynote speaker Andrew Minson, Concrete and  Sustainable Director do GCCA (Global cement and Concrete Association), sob o título “A Sustainable Concrete Fututure and the Role of Innovation” , dentre os dados apresentados, que podem ser acessados no site da entidade através do relatório Concrete Future, me chamou atenção o fato de que de 100%  das possíveis contribuições para alcançarmos zero emissões, 22% residem no projeto e eficiência de construção. A industrialização é um aspecto chave neste item, onde a transição para um processo de construção realizado nas indústrias, em lugar da execução nos canteiros de obras, com maior controle de qualidade, é de grande relevância. São muitos os aspectos a serem explorados e recomendo a leitura em https://gccassociation.org/concretefuture/wp-content/uploads/2021/10/GCCA-Concrete-Future-Roadmap-Document-AW.pdf. Este documento posteriormente, em 21 de julho, foi apresentado pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) em uma reunião realizada pela entidade, tendo como participantes com as entidades stakeholders no consumo de cimento e concreto. O objetivo estabelecido por seu presidente, Paulo Camillo, foi o de buscar sinergia e integração com os distintos elos da cadeia neste tema, que já vem sendo tratado pelo governo federal que terá, independente de quem seja, traçar as metas futuras com todos os setores. Nós, da Abcic, em breve, formalizaremos o nosso posicionamento através do resultado da 2ª edição de nosso Planejamento Estratégico 2022-2027, ora em andamento com o consultor Gerson Ishikawa que também atuou como nosso facilitador em 2015.


Integrantes do 1º Encontro Ibero-americano de Produtores de Pré-Moldados

O tema sustentabilidade foi reforçado em muitos contextos no evento, especialmente pelo presidente da fib, Akio Kasuga que estará conosco no Brasil em eventos do Ibracon e ABCIC divulgados na Revista Industrializar em Concreto nas páginas 32 e 56.  Além do tópico sustentabilidade, cases de obras emblemáticas e sessões técnicas incluindo de pré-fabricação em concreto foram apresentados. O evento logrou êxito com mais de 900 autores de trabalhos publicados, cinco palestras magnas e participação de 41 países que integram a federação, incluindo um momento ímpar com apresentação de um paper trazido pela Ucrânia, que a despeito de todas as dificuldades pelas quais passa esteve presente. Destaque também para a premiação de importantes engenheiros, cito aqui duas importantes personalidades que já estiveram no Brasil compartilhando conhecimento conosco e prestigiando as entidades integrantes do grupo nacional (ABCIC, ABECE e IBRACON), os professores Hugo Corres Peiretti e Aurélio Muttoni, agraciados com a premiação e reconhecimento máximo da entidade: a medalha Freyssinet. O jantar “Award Outstanding Structures” encerrou de forma magnífica, premiando profissionais e empresas vencedoras em suas distintas categorias, prêmio do qual pela segunda vez tive a honra e oportunidade de integrar o júri. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!