Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 2 - agosto de 2014

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Obra: Ampliação do Aeroporto Internacionalde Brasília

A escolha pelo sistema pré-fabricado para o empreendimento, deu-se pela necessidade de garantir o prazo de execução da obra, controle de qualidade e rastreabilidade da estrutura e sustentabilidade com menor geração de resíduos. Devido as condicionantes da arquitetura os pilares internos foram projetados com seção circular e os pilares de periferia com seção multifacetada. Os pilares foram projetados com capitéis para receberem as vigas de piso que passam em balanço – principal característica da obra. 
A obra é composta de um pavimento térreo, um pavimento superior, designado ao PIER e regiões com um segundo piso destinados para áreas técnicas. A obra foi executada em duas etapas – Conector e Pier Sul na primeira fase e Pier Norte na segunda fase. 
Uma fabrica foi construída no canteiro de obra para atender a demanda. A logística envolveu mais três unidades da Cassol: Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.


Figura 01- Primeira fase da obra executada no Conector e pier Sul. Segunda fase pier Norte


Figura 02- Pilares internos projetados com seção circular


Figura 03-Pilares de periferia com seção multifacetada
A intenção era receber as vigas de 20m protendidas.
As vigas foram dimensionadas para receber a estrutura metálica de cobertura na ponta dos balanços das mesmas. Neste mesmo ponto recebem as vigas de fechamento do nível superior.


Figura 04 – vigas preparadas para receber a estrutura metálica de cobertura


Figura 05- vigas já recebendo as testeiras de fachada
As vigas passam em balanço e recebem vigas testeiras (fachada e posteriormente a cobertura metálica).
Na montagem da estrutura pré-moldada, no conector, foram utilizadas lajes alveolares, vigas protendidas e pilares pré-fabricados. No vão, mostrado na figura 06, entram os perfis metálicos.


Figura 06 – Conector montagem da estrutura pré-fabricada
Planta steel deck 
A execução das caixas das esteiras rolante e floreiras (figura 06) foi feita com estrutura mista. Perfis metálicos fixados nas vigas de concreto. Sobre os perfis foi executada laje tipo steel-deck. Com este sistema foi deixado insertos metálicos nas vigas pré-moldadas de concreto, para a posterior fixação dos perfis metálicos, e assim a liberação das vigas de concreto para a produção foi antecipada. Desta forma o prazo de entrega foi viabilizado de forma que não se afetasse a velocidade de montagem da estrutura com peças de pequena monta.

Figura 07 – planta mostrando espaçamento entre estrutura de metal e concreto


Figura 08 – planta mostra fixação da estrutura de metal
Na execução da obra foram deixados insertos metálicos nas vigas pré-moldadas de concreto para a posterior fixação dos perfis metálicos.


Figura 09 – esperas na estrutura para receber os perfis metálicos
Os nichos para esteiras foram deixados e depois receberam a fixação dos perfis metálicos.

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