Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 8 - agosto de 2016

ABCIC EM AÇÃO

Obra em Minas Gerais ressalta a competitividade financeira da aplicação das estruturas pré-fabricadas de concreto 

 


Casagrande: BIM e impressão 3D dos elementos pré-fabricados possibilitaram o estudo das tipologias em tempo hábil para o desenvolvimento do projeto


Além das dificuldades relativas ao cronograma, extremamente rigoroso, o palestrante cita ainda um grande obstáculo adicional à realização das obras. “Foi um desafio inédito para a engenharia brasileira, pois nunca tivemos de contemplar em nossos projetos, por exemplo, uma estrutura capaz de suportar um atentado terrorista provocado por uma explosão”, comentou Casagrande, lembrando que essa exigência foi feita pelo COI e tem base nas legislações vigentes para construção de equipamentos esportivos na Europa e nos Estados Unidos.


Estiveram presentes no evento, o engenheiro Francisco Celso, que já foi diretor técnico da Abcic, e Claudionel de Campos Leite, que coordenou o Manual da Construção Industrializada, da ABDI


O Seminário da Abcic contou com uma seção de debates que contou com intensa interação com o público, que manifestou a satisfação com o evento, estimulando a ABCIC a promover outros. Participaram do evento, como correalizadores, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sincepot/MG), e como patrocinadores: ArcelorMittal, Concrete Show e a Lafarge Holcim. Já as empresas apoiadoras do evento foram Incopre, Precon e Prefaz. Além disso, a Abcic contou com o apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Gemarq – Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), Sinaenco MG, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (Sinaprocim), Sindicado da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (Siprocimg) e Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).


Empresas apoiadoras comemoram o êxito do evento

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!