Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 3 - dezembro de 2014

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Obra: Terminais rodoviários urbanos de integração do BRT de BH

Francisco Celso Silva Rocha
Integrante do Conselho Técnico da Premo Construções e Empreendimentos

imagem ficha tecnica

OBS – O responsável técnico em todos os terminais foi Francisco Celso Silva Rocha, da Premo. 
A opção pelo uso do sistema pré-fabricado de concreto na construção dos terminais urbanos de integração do BRT de Belo Horizonte decorreu do cronograma apertado para término da obra e também por ele facilitar a execução deste tipo de estrutura que envolve grande repetição das peças e exige garantia de alta qualidade das vigas e curvas aparentes.
Os terminais de integração são estruturas compostos de pilares e vigas pré-fabricadas com seções especiais para atender as condicionantes da arquitetura. As vigas que receberam a cobertura metálica, em duplo balanço, são curvas e foram projetadas com seção variável de modo a diminuir a excentricidade de peso próprio permanente, uma vez que as mesmas se apoiam sobre vigas-calha na região de apoio destas e também no vão e balanços. 
No caso do Terminal São Gabriel, em Belo Horizonte, ele conta com colunas pré-fabricadas com diâmetro de 100 cm e consolos ou dispositivos para interligação com cobertura metálica, de forma especial e elementos de contraventamentos, além de balanços metálicos. Nesta estrutura, a região das plataformas foi executada com vigas de seção I e lajes alveolares de piso e com interligação com a cobertura metálica.

Figura 2: Terminal Ibirité e Vespasiano – Viga Barca (Assimétrica)
A viga foi projetada de maneira que o peso próprio do lado mais curto fosse semelhante ao do lado mais longo, diminuído a torção no ponto de apoio. Nas vigas foram incorporados inserts para a fixação das terças da cobertura metálica seguindo as locações do projeto de arquitetura.
 Corte esquemático da cobertura em que pode ser visto o pilar de seção I que serve para alojar o condutor de água pluvial na almofada do mesmo. Existe interligação da viga calha pré-fabricada com a cobertura e tubo de queda no pilar.
Detalhe de ligação das terças metálicas com os insertos deixados nas vigas pré-fabricadas por meio de solda elétrica. Os pontos de interligação foram determinados de forma a manter a inclinação das telhas de cobertura conforme previsto pela arquitetura.

Figura 01 - Terminal Ibirité – Viga Barca (Assimétrica) 
O projeto contemplou ligações solidarizadas no canteiro em virtude dos esforços desbalanceados de sobrecargas e vento, nas ligações viga-viga além de pilar-viga-viga. Também a continuidade estrutural das vigas calhas na região dos apoios, para evitar apoio de viga curva em região de junta das vigas de apoio.
Para equalização das extremidades das vigas na fase de montagem foram utilizados os tirantes e porcas deixados nos pilares, com aperto e nivelamento em duas etapas. Na primeira, era feito um aperto inicial para liberar o guindaste sendo, em seguida, feito o grauteamento e nivelamento alternado dos tirantes, de modo que sempre pudesse ser retirada uma porca para despejar o graute, enquanto outras já estivessem com resistência para manter a viga posicionada. Nesse processo, o acompanhamento topográfico era feito para manter o mesmo nivelamento das extremidades das vigas.

Figura 03: Vista inferior das vigas barcas (Assimétrica) com terças metálicas
Antes da montagem da viga barca sobre o pilar foi feita a continuidade in loco das VU’s sobre a cabeça dos pilares. Um planejamento prévio da montagem foi necessário para otimizar os tempos de espera envolvidos na execução dos grauteamentos in loco.
Foi necessária a criação de septos nas VU’s para possibilitar a ligação intermediária das vigas curvas quando estas se vinculam no meio do vão.
Os terminais foram construídos entre 05/06/13 e 27/12/13 evolvendo a fabricação de 122 pilares, 420 vigas de seções especiais e com consumo de 1340 m3 de concreto. As estruturas mostram a flexibilidade dos pré-fabricados no atendimento às arquiteturas diferenciadas com atendimento de prazos e desempenho econômico.  
O terminal conta com colunas pré-fabricadas de diâmetro de 100 cm e consolos ou dispositivos para interligação com cobertura metálica, de forma espacial, e elementos de contraventamentos e balanços metálicos.

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