Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 6 - dezembro de 2015

ABCIC EM AÇÃO

Parceria entre Abcic e Mackenzie leva disciplina sobre pré-fabricado de concreto para o curso de engenharia civil

Matéria optativa Indústria da Construção Civil: Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas é ministrada para estudantes do 10º semestre


Parceria fortalece a interação entre a indústria, o mercado e a academia
Neste ano, a Abcic - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto firmou uma parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie para incluir na grade curricular do curso de Engenharia Civil, em São Paulo, a disciplina optativa Indústria da Construção Civil: Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas.
"Isso foi possível em decorrência do relacionamento profícuo mantido entre a universidade e a entidade, que tem proporcionado uma série de colaborações, desde o material pedagógico até a participação de técnicos especializados em pré-fabricados e da presidente-executiva Íria Doniak em nossa Semana da Engenharia, ministrando palestras e minicursos aos alunos", conta o professor Simão Priszkulnik, um dos fundadores do Ibracon - Instituto Brasileiro do Concreto, em 1972.
Com início neste semestre, os alunos do 10º semestre da graduação que optaram por cursar essa disciplina puderam assistir aulas especiais proferidas por profissionais e especialistas do setor. "Nosso objetivo é que eles passem aos alunos o que estão vendo no mercado, compartilhando suas experiências e vivências no setor, para que o futuro engenheiro possa conhecer melhor esse segmento, tendo uma opção a mais para sua definição de carreira", explica a professora Magda Duro, coordenadora do Curso de Engenharia Civil do Mackenzie. Entre os convidados estiveram os engenheiros Íria Doniak, Luiz Otávio Baggio Livi, e Marcelo Cuadrado Marin, secretário da comissão de Estudos da ABNT NBR9062- Projeto e Execução de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto.
A disciplina foi estruturada com a participação direta da Abcic. “Para nosso conselho, diretoria e associados, o ensino das estruturas pré-fabricadas de concreto nos cursos técnicos e no meio acadêmico é de fundamental importância", ressalta Íria. “Durante a elaboração do conteúdo programático, além do debate sobre questões estratégicas, a Abcic pode auxiliar levando os docentes para dentro da indústria, a fim de integrar a vivência dos dois meios e potencializar este desenvolvimento", acrescentou. 
Com duas turmas de 30 alunos cada e carga horária de uma hora e meia por semana, a disciplina engloba três importantes aspectos: indústria, prática e canteiro de obras. "Acredito que o fundamental é que ela visa preencher uma lacuna, que é entender o que é planejamento, controle de produção e gestão de uma cadeia de suprimentos dentro da indústria na construção civil", avalia o professor titular Celso Luchezzi. O conteúdo programático inclui estudo das diretrizes para a modulação, projeto e produção de peças industrializadas para a construção civil; estudo logístico de transporte, montagem e suas interfaces; controle da qualidade e normalização brasileira para pré-fabricação; sistemas de custeio: custos diretos e indiretos, fixos e variáveis, margem de contribuição e tratamento dos dados para moldagem e elaboração de alternativas para o planejamento da produção.  
Sobre a opinião dos alunos a respeito da disciplina, Luchezzi realizou uma pesquisa informal com uma das turmas e que a grande maioria dos alunos está gostando da disciplina. A professora Magda acrescenta que há um grande interesse em participar da matéria. "Já tivemos casos de alunos que se formaram no meio do ano e que nos procuraram para poder participar como ouvintes das aulas", diz. 
A presidente-executiva da Abcic reforça ainda que a entidade pretende intensificar estas ações em todo o país. “Para isso, temos trabalhado no desenvolvimento de multiplicadores. Podemos contribuir com o meio acadêmico de uma forma importante. Mas precisamos sensibilizar as autoridades em face da nova realidade dos canteiros e obras”. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!