Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

GIRO RÁPIDO

Parlamentares recebem propostas do FNME

Íria Doniak ministrou palestra no Fórum de Mulheres na Engenharia 

A Universidade de Abu Dhabi (ADU) realizou nos dias 7 e 8 de maio, em formato híbrido, o 6º Fórum de Mulheres na Engenharia, pelo quinto ano consecutivo. Organizado pela Faculdade de Engenharia da ADU em colaboração com a Federação Internacional de Concreto Estrutural dos Emirados Árabes Unidos (fib-UAE).

Com o tema “Engenhando o Futuro: Mulheres Quebrando Barreiras com Inovação para um Mundo Sustentável”, o evento foi presidido pela engenheira Reem Sabouni, professora Associada da ADU, o Fórum contou com a participação de mais de 20 mulheres influentes no campo da engenharia, incluindo a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic e vice-presidente da fib,  que participou da abertura do evento e ministrou palestra no segundo dia do evento “on-line”, trazendo informações relevantes sobre sustentabilidade e o fib Model Code. Mais de 150 participantes acompanharam as palestras. 

O evento celebrou as notáveis contribuições das mulheres na engenharia, tendo como objetivo aumentar a equidade, a diversidade e a inclusão em diferentes campos da engenharia.


Participantes do 6º Fórum de Mulheres na Engenharia, que contou com a participação da engenheira Íria Doniak

Summit ABRAINC debate os principais temas do setor imobiliário


Mais de 500 profissionais participaram do Summit ABRAINC

O Summit ABRAINC, realizado pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), reuniu mais de 500 profissionais para debater temas como funding, tributação, projetos para impulsionar o MCMV e novos investimentos na habitação. O diretor de marketing da Abcic, Wilson Claro, participou do evento no dia 4 de junho. Para ele estar presente no evento e também fazer parte do grupo de entidades lideradas pela Abrainc tem sido de fundamental importância especialmente considerando os desafios da construção civil para os próximos anos, escassez de mão de obra e neutralidade de carbono, que necessariamente terão na industrialização importantes soluções para vencê-los. 

O presidente da ABRAINC, Luiz França, afirmou que, para manter o ritmo da atividade imobiliária, é indispensável aumentar a oferta de financiamento a custo módico não apenas em 2024, mas nos anos à frente. “Vemos ameaçadas pela falta de funding as linhas de financiamento destinadas à classe média, pois os recursos baratos oferecidos pelas contas de poupança estão em declínio – e os demais financiamentos têm custo nem sempre assimilável pelos tomadores potenciais”, apontou.

Durante o discurso, França defendeu, ainda, que o setor conte com um desconto de 60% na alíquota de impostos em discussão dentro da Reforma Tributária, e não apenas 20% como proposto pelo governo. Para ele, esse desconto permitirá que a carga do setor permaneça igual à de hoje. Caso contrário, haverá elevação na transição entre os modelos.

O ministro de Cidades, Jader Filho, comentou que a meta de 2 milhões de contratações de moradias pelo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) dentro de quatro anos, anunciada pelo governo Lula no início do mandato, tende a ser alcançada antes do previsto e caminha para ser superada. Citou também a perspectiva de aceleração do segmento de infraestrutura. Ele apontou investimentos massivos, na ordem de R$45 bilhões em projetos selecionados para 2024 dentro do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

De acordo com Claro, o Ministro tratou das ações em prol da recuperação das habitações no RS, fazendo uma reflexão sobre métodos e tecnologias existentes para se reconstruir os empreendimentos mais rapidamente, afirmando não ser possível esperar 18 a 20 meses pelas habitações. Outro ponto tratado foi a necessidade de as cidades e os estados preverem, em seus orçamentos, uma verba para situações de emergência, uma vez que esse foi o terceiro evento climático em menos de 1 ano.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!