GIRO RÁPIDO
Uma das principais referências da normalização brasileira faleceu no dia 28 de agosto no Rio de Janeiro. Pedro Buzatto Costa foi presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por dezessete anos, entre janeiro de 2003 até março de 2020. Sua trajetória à frente da associação foi marcada por desafios e vitórias que colocaram a organização em destacado patamar entre os principais organismos de Normalização do mundo.
O coronel Buzatto, como era chamado com carinho e respeito, disse em entrevista para o Anuário da ABCIC em 2011 que: "a ABNT ganhou prestígio dentro e fora do país, sempre fiel à sua missão de disseminar o conhecimento. As normas técnicas, afinal, são fundamentais nas relações comerciais e trazem confiança aos consumidores de produtos e serviços, porque promovem a atualização tecnológica, a qualidade e as boas práticas essenciais a qualquer mercado ou país que busque o desenvolvimento".
Professor de Física e oficial reformado do Exército, foi presidente do Comitê Brasileiro de Metrologia (CBM), órgão assessor do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), responsável pela formulação das diretrizes da política brasileira de metrologia. Também participou da implementação do Programa Nacional de Qualidade e Produtividade (PBQP), entre outras iniciativas de grande impacto.