PROJETANDO COM O PRÉ-FABRICADO
Milena Ponciano Poppi, Arquiteta e Urbanista
A industrialização tem avançado na construção civil brasileira, pois é uma tendência que traz agilidade, eficiência e sustentabilidade para as obras. São diversos benefícios resultantes da industrialização, como o aumento da produtividade e agilidade na produção; redução de custos; melhoria do controle de qualidade; redução de resíduos; organização do canteiro de obras e segurança do trabalhador.
Neste contexto, tive a oportunidade de trabalhar com a indústria de pré-fabricados de concreto, projetando diversas obra, incluindo o Cemitério Vertical – PAF, que foi agraciado, em 2022, com o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto na categoria Pequenas Obras. Situado em Franco da Rocha, em São Paulo, foi uma experiência muito diferenciada, pois um dos proprietários já tinha o “projeto” definido após ter visto um prédio curvo em uma viagem.
O proprietário me disse que gostaria que a entrada fosse feita em formato de uma mão em concha para que as famílias possam se sentir acolhidas no ambiente. Para o local onde estão os lóculos, ele solicitou o uso concreto com pilares robustos, lajes evidenciadas e pé direito considerável, com o objetivo de que as famílias sintam que a parte mais sólida e durável é responsável por guardar e proteger seus entes queridos falecidos. Ele foi enfático ainda ao dizer “coloquem isso em pé, não só no papel e em maquetes eletrônicas”.
Outro projeto interessante com o sistema construtivo foi no Shopping Franco da Rocha, onde a indústria de pré-fabricados de concreto (Leonardi) precisou buscar uma tecnologia para a fabricação dos pilares, devido ao tipo de solo. A solução encontrada foi o uso de pilar de concreto em splice sleeve - pilares pré-moldados segmentados com ligações de luvas metálicas grauteadas.
Quando se projeta com o pré-fabricado de concreto, alguns pontos não podem ser esquecidos, como por exemplo, a compatibilização com os projeto complementares, as modulações de pilares (vãos) que podem acarretar em perdas de vagas de estacionamento, como altura do pé direito versus custo versus altura embaixo da viga; e cálculo e dimensionamento das descidas de água pluvial a serem embutidas nos pilares.
Há ainda outros fatores que precisam ser observados, incluindo os shafts de forma, para que não sejam feitos furos nas vigas devido ao custo até a impossibilidade dos mesmos, na instalação das infraestruturas (elétrica, hidráulica, dados, ar condicionado e entre outros) e os recortes de portas, janelas em painéis e aberturas em lajes não devem comprometer a integridade estruturas da peça.
Apesar de todos os benefícios advindos com a pré-fabricação de concreto, há desafios a serem superados, sendo o maior: convencer o cliente que não conhece o potencial do sistema construtivo, pois o cliente que já conhece suas vantagens facilita até mesmo o projetar. Cito ainda como desafios a fabricação das peças fora da obra anda na contramão da logística até chegar a obra e a rapidez da montagem esbarra às vezes em cuidados e soluções relacionadas à integridade da vizinhança, muitas vezes limitada devido aos recuos existentes.
Por outro lado, a tecnologia aplicada na fabricação das peças possibilita cada vez mais que o sistema seja visto pela sua imponência durável, resistente e robusta. Além disso, por haver, nos dias atuais, texturas, cores e várias formas arrojadas, a pré-fabricação de concreto permite obras expressivas, tendo a arquitetura aliada à rapidez da construção.