Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 6 - dezembro de 2015

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Pré-Fabricado também cumpre papel relevante na construção habitacional de interesse social

Solução criada pela Precon virou case da Fundação Dom Cabral por seu um marco na construção industrializada e sustentável de moradias populares


Depois de consolidar sua presença nos tradicionais segmentos de centros de distribuição logística, shoppings, bem como em obras de infraestrutura urbana, como as que viabilizaram corredores de transporte coletivo (BRTs) em diversos centros urbanos, aeroportos e também as arenas para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, os pré-fabricados de concreto marcam presença destacada na construção habitacional, sobretudo as de interesse social. Algumas indústrias do setor têm conseguido notoriedade com o desenvolvimento de sistemas inovadores que permitem construir casas e edifícios de apartamentos destinados a programas de interesse social que apresentam qualidade superior e atendem aos requisitos de custos enxutos necessários a esse tipo de empreendimento.
Dois casos ganharam destaque nos últimos anos: a Solução Habitacional Precon (SHP), desenvolvida pela Precon Engenharia ao longo de 20 anos; e o sistema denominado Painéis nervurados pré-fabricados de concreto armado para paredes DPB, patenteado pela DPB – Domus Populi Brasitherm e destinado a painéis nervurados pré-fabricados de concreto armado para paredes (DPB), que tem sido utilizado pela Domus Populi. Ambos os sistemas possuem o DATec (Documento de Avaliação Técnica), emitido pelo Sinat – Sistema Nacional de Avaliação Técnica, que analisa e valida produtos inovadores e é um dos sistemas estruturantes do Programa Brasileira da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), vinculado ao Ministério das Cidades. O Sinat visa harmonizar procedimentos para avaliação técnica de novos produtos para a construção. 
No caso da Precon, o DATec nº 012-A é válido até agosto de 2016 e se refere a Painéis pré-fabricados mistos de concreto armado e blocos cerâmicos sem função estrutural para edificações habitacionais de até oito pavimentos. Além de assegurar o rigor técnico dos sistemas avaliados, a obtenção do DATec/SINAT credencia a indústria a postular financiamentos de programas oficiais como Minha Casa, Minha Vida. 
Ao atender os requisitos técnicos do Ministério das Cidades, a solução criada pela Precon virou case da Fundação Dom Cabral por seu um marco na construção industrializada e sustentável de moradias populares. Além disso, a empresa obteve também o Selo Azul de Sustentabilidade da Caixa Econômica Federal, que avalia empreendimentos com rígidos critérios de sustentabilidade. “Nossa solução gera benefícios sustentáveis em várias esferas, seja ambiental, social ou econômica. Um exemplo é que em cada apartamento de dois dormitórios, são geradas seis toneladas a menos de resíduo na comparação com a construção tradicional. Em decorrência há um menor número de caçambas ou caminhões nas ruas e no trânsito das imediações da obra, além de um ganho econômico com a compra de insumos por apartamento construído”, analisa Marcelo Miranda, CEO da Precon Engenharia.

Fábrica de painéis da solução habitacional Precon ambiente coberto e rigorosamente controlado


Desde que começou a ser colocada em prática a solução construtiva da Precon, já foram construídos diversos edifícios residenciais nos quais vivem 3.500 famílias. Além dessas, outras 1.500 unidades habitacionais estão em fase de construção e há ainda mais 2 mil unidades previstas para os próximos anos. 
Também no caso do sistema desenvolvido pela DPB – Domus Populi Brasitherm já existem exemplos de sua utilização em um conjunto habitacional construído com painéis nervurados pré-fabricados de concreto armado para paredes (DPB). “Nosso primeiro empreendimento, que foi inclusive enquadrado no programa Minha Casa, Minha Vida, é o Residencial Monterrey, localizado em Rio Claro/SP e composto por 896 unidades divididas em cinco fases construtivas. O projeto que utiliza o sistema é composto por 128 unidades em oito prédios de quatro pavimentos, com apartamento de 48,9 m2 de área, mais salão de festas, playground e guarita”, informa o presidente da Domus Populi, Carlos Gerdau Johannpeter. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!