ABCIC EM AÇÃO
ABCIC realizou a solenidade de entrega da mais importante premiação na área de pré-fabricados de concreto do país. O evento homenageou os engenheiros Matheus Fram Zóboli e Rodrigo Nurmberg pelo trabalho desenvolvido no CT-304 – Comitê Técnico IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados de Concretos, em especial para o lançamento da prática recomendada ABNT NBR 9062 – Comentários e Exemplos Números e contou com a palestra de Luciano Pires
Felipe Cassol: “O Planejamento Estratégico da ABCIC está baseada em quatro pilares: valorização dos associados e associação; sustentabilidade e pegada de carbono; edifícios altos, e desenvolvimento do portal de conhecimento da ABCIC.”
A solenidade do 11° Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto reuniu engenheiros, arquitetos, executivos da indústria e de fornecedores, representantes da academia e de entidades setoriais, profissionais técnicos e jornalistas no dia 17 de novembro, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. O evento celebrou o desenvolvimento do sistema construtivo, por meio de obras criativas e inovadoras, que retratam o estado da arte da pré-fabricação no Brasil.
Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da ABCIC, agradeceu a presença de todos os convidados e reforçou que o prêmio é uma celebração das estruturas de concreto pré-fabricadas, fortalecendo o networking e a associação. “Neste ano, conseguimos fazer movimentos importantes”, pontuou. Entre as atividades citadas estiveram a realização de três Abcic Networking, a publicação da norma de lajes alveolares, o lançamento do Coletânea de Obras Brasileiras – Pré-Moldados de Concreto e da prática recomendas ABNT NBR 9062 – Comentários e Exemplos Numéricos, a participação em eventos internacionais e a eleição da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC para a vice-presidência da Federação Internacional do Concreto (fib).
Íria Doniak, coordenadora técnica do Prêmio, com a equipe da ABCIC e a jornalista Mira Graçano, responsável por conduzir a cerimônia e o palestrante Luciano Pires
Outra iniciativa importante comentada por Cassol foi a revisão para os próximos cinco anos do Planejamento Estratégico da ABCIC. “Foram oito encontros virtuais e um trabalho muito forte de todos os participantes e da diretoria executiva. A proposta está em processo de validação, mas posso adiantar ela está baseada em quatro pilares: valorização dos associados e associação; sustentabilidade e pegada de carbono; edifícios altos, a fim de orientar o mercado sobre a industrialização; e desenvolvimento do portal de conhecimento da ABCIC, com o objetivo de multiplicar e compartilhar a boa técnica do pré-fabricado de concreto”, detalhou.
Ele salientou o futuro promissor do setor, por vivenciar atualmente um momento ímpar de valorização da industrialização. Acrescentou que o share frente as estruturas metálicas tem a tendência de crescimento. “Devemos crescer dos atuais 60% para 65% até 2030”. Ponderou também sobre o momento político do país e da volatilidade global, com a possibilidade de o Brasil receber inúmeros investimentos se for visto como uma nação amigável.