ABCIC EM AÇÃO
Solenidade reforçou o papel da construção industrializada de concreto no país e mostrou como o prêmio vem incentivando a criatividade e a sustentabilidade, unindo arquitetura, engenharia e produtividade. Durante o evento, a Abcic ainda homenageou o jornalista Enio Campoi, pelos 50 anos da Mecânica de Comunicação Estratégica
André Vendramini de Moraes, diretor de Obras da Tranenge, ressaltou que a premiação provoca um engajamento entre as empresas contratantes, projetistas, construtoras e fabricantes de pré-moldados que buscam uma melhor eficiência de seus contratos. “Receber o prêmio é o reconhecimento que a Tranenge Construções vem cada vez mais buscando novas alternativas e inovações, atuando ativamente junto às empresas projetistas e contratantes, com novas tecnologias para produção industrial de pré-fabricado e boas práticas de sustentabilidade ambiental”, disse.
A Cassol Pré-Fabricados foi contemplada com três homenagens: a menção honrosa da categoria Pequenas Obras com o Centro Comercial Centerlar Bettega, que também foi a vencedora da categoria Votação Popular, e o Destaque do Júri – Sustentabilidade, na área de Infraestrutura, com a Passarela Tubarão (Passarela Ângelo Antônio Zabot).
Para Carolina Gomes Denig, da área de Marketing da Cassol, é uma honra para a empresa e motiva todo o time, que participou desde a venda até a entrega da obra, contribuindo para a valorização e o reconhecimento do esforço e dedicação da equipe. “Este evento auxilia para a divulgação da seriedade de nosso trabalho a fornecedores, clientes e colaboradores. O prêmio possui papel relevante e ímpar dentro da cadeia da construção no país, divulgando o que a área de construção industrializada de concreto entrega de melhor no Brasil, o que contribui para o aumento e qualificação da cadeia”.
Cristiano Soares Rodrigues, da Cassol Pré-Fabricados, foi o responsável pelo projeto estrutural do Centro Comercial, enquanto a arquitetura ficou a cargo de Maria Lucia de Mattos Soares, da Ricardo Amaral Arquitetos Associados. “Me sinto muito honrado com a premiação, pois é o reconhecimento do esforço de nosso trabalho. Mostra ainda aos projetistas de estruturas que, mesmo obras de menor porte, se são feitas com carinho e dedicação, podem ser reconhecidas por premiações importantes como esta, mesmo sem expectativas. Um desafio importante do projeto foi atender ao apelo arquitetônico”, disse Rodrigues.
No projeto da Passarela, Vanderlei Cardoso, da Excelência – Soluções em Engenharia, esteve à frente do projeto arquitetônico, e Alexandre Felix dos Santos, da Cassol Pré-Fabricados, do projeto estrutural. “Fico muito feliz com o reconhecimento. A concepção do projeto passou pelo desafio de trazer as estruturas compostas por vigas longarinas in-loco para serem pré-fabricadas, com vãos de 40 metros. A passarela, que está sendo utilizada pela população, conta com 146 metros de comprimento, o que exigiu solidarizações mistas de laje alveolar com lajes maciças para fazer mesas colaborantes na viga”, explicou Santos.
Parceria com a MC-Bauchemie
Anualmente, uma das empresas pré-fabricadoras vencedoras do Prêmio Obra do Ano recebe uma viagem da MC-Bauchemie, empresa de aditivos, produtos químicos e soluções inovadoras para construção e manutenção das estruturas de concreto, para acompanhar o MC Fórum Internacional. Nesta edição, a T&A Pré-Fabricados de Concreto foi contemplada pela obra Trincheira Bidirecional do Complexo Viário Tatti Moreno.
“A parceria MC-Bauchemie e a Abcic vem de longa data, e o fato de fazermos parte da cadeia de valor do setor pré-moldado nos gera uma grande responsabilidade em olhar o horizonte deste segmento em conjunto com a Abcic. Portanto, criar oportunidade de termos um evento para apresentar os melhores projetos do ano patrocinando o Prêmio Obra do Ano e também de agraciar um dos ganhadores para uma missão técnica MC Forum Internacional na Alemanha, onde são apresentados temas técnicos da atualidade e visitas às empresas de pré-moldados da Alemanha gera boas oportunidades de atualização e novos conhecimentos ao profissional, sendo esta a grande contribuição da MC-Bauchemie com a atualização dos profissionais e consequentemente no desenvolvimento do setor no pais”, disse Shingiro Tokudome, diretor de Negócios da MC-Bauchemie.