Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

DE OLHO NO SETOR

Prêmio Qualidade celebra avanços da indústria de produtos de cimento

A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, o empresário Carlos Gennari, presidente honorário da Abcic, e associados da entidade foram homenageados na premiação do Sinaprocim/Sinprocim e do Instituto Construbusiness, que reforçou o papel estratégico do setor para o desenvolvimento da construção civil no Brasil


O Prêmio Qualidade contou com a presença de Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, e prestou homenagem a Carlos Gennari, diretor da Leonardi Construções e presidente honorário da Abcic, como “Personalidade Empresarial”, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, como “Personalidade Pública”, o engenheiro civil Silvio Vadissera, como “Destaque Institucional”, e o deputado Arnaldo Jardim, por sua atuação em políticas públicas voltadas à sustentabilidade. 

“Os pré-fabricados tem papel de destaque tanto que homenageamos nessa edição a engenheira Íria com o título de destaque internacional pela atuação como presidente da fib e o Conselheiro Carlos Gennari, como personalidade empresarial pela trajetória profissional dedicada ao setor. Em 2026 pretendemos desenvolver novas categorias entre elas para o setor de pré-fabricados”, contou Oliveira Lima, com exclusividade para a Revista Industrializar em Concreto. 

"Em primeiro lugar, quero destacar a minha surpresa, mas também, minha alegria quando me foi comunicado esta homenagem e reconhecimento. Inicialmente por esta premiação vir de uma instituição do mais alto valor no universo da Construção Civil. Compartilho esta homenagem com tantos outros empresários, entidades como a Abcic, a Fiesp, entre tantas, e às pessoas que nos inspiram e nos auxiliam na busca contínua de uma vida de valor, de saber servir para o crescimento de todos. Missão de vida com trabalho, responsabilidade e propósito. Esta homenagem precisa ser compartilhada porque é um reconhecimento da importância crescente e fundamental da construção industrializada em pré-fabricados de concreto  para a produtividade e modernização da construção no nosso querido Brasil", afirmou Gennari.

Empresas associadas homenageadas

A edição 2025 do Prêmio Qualidade salientou ainda o compromisso do setor com conformidade técnica e tributária, rastreabilidade, descarbonização e industrialização, com impactos diretos na produtividade e na qualidade final das obras. 

“O Prêmio Qualidade tem um papel fundamental no aprimoramento da relação das empresas do nosso setor, em especial aos pré-fabricados de concreto, com os seus clientes, sendo a pesquisa constantemente atualizada nos seus quesitos para estar sempre atendendo as tendências do mercado da cadeia produtiva da construção. No tocante a participação da Abcic, desde sua fundação, esteve conosco como entidade coirmã em todas as frentes de atuação das entidades em prol do desenvolvimento tecnológico e de capacitação técnica operacional desse importante segmento do nosso setor”, destacou Roberto Petrini, presidente executivo do Sinaprocim/Sinprocim.

A metodologia da premiação foi conduzida pela Quorum Brasil, com trabalho de campo baseado em rigor científico, o que lhe confere consistência, imparcialidade e credibilidade. Foram avaliadas 36 categorias e 10 atributos, entre eles: qualidade conforme normas da ABNT, desempenho dos produtos, suporte técnico, entrega no prazo, preços compatíveis, eficiência logística e clareza nas condições comerciais. A margem de erro da pesquisa é de 3,9%, com 95% de confiabilidade.

Entre os destaques: soluções voltadas ao atendimento das normas técnicas, à economia circular, industrialização e racionalização de processos de produtos, como argamassas, estruturas pré-fabricadas de concreto, pavimentos permeáveis, cimentos, aços e aditivos de alto desempenho. As categorias vencedoras refletem a diversidade e a especialização da cadeia de suprimentos da construção, desde a matéria-prima ao produto entregue em obra. 

Para Anderson Oliveira, vice-presidente de Qualidade e Tecnologia do Sinaprocim/Sinprocim, a premiação é a maior honraria para a empresa que investe na qualidade e no desenvolvimento tecnológico dos produtos. “É o reconhecimento dos clientes que avaliam desde o atendimento as normas, o desempenho, o atendimento e o pós-venda. Dessa forma, a premiação diretamente estabelece novo patamar de exigência e de modo positivo faz com que as empresas se dediquem ainda mais para superar as expectativas, desenvolvendo novos produtos e principalmente com foco na sustentabilidade”, explicou.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!