Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 4 - abril de 2015

ACONTECE NO MUNDO

Primeira reunião da Comissão 6 de pré-fabricados da fib é realizada em Perugia, na Itália

Marco Menegotto, consultor para estruturas pré-moldadas e conselheiro do grupo Piccini, explica detalhes do projeto para a Argélia

A Comissão 6 de pré-fabricados da fib – Federação Internacional do Concreto promoveu sua primeira reunião na cidade italiana de Perugia, entre os dias 25 e 27 de março. A comissão é reconhecida internacionalmente como referência para a pré-fabricação em todo o mundo, tendo integrantes de diversos países da Europa, além do Brasil, China, Índia, Austrália e Estados Unidos. Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, é membro da comissão e integra o grupo desde 2008 e representou a entidade bem como o Brasil na reunião. Em sua avaliação, o encontro foi altamente produtivo. A seguir, leia o relato completo de Íria sobre as atividades e o conteúdo das discussões da reunião:
A reunião da Comissão 6, sem dúvida, é o maior e mais qualificado fórum de debates acerca do desenvolvimento tecnológico e aspectos técnicos que envolvem a pré-fabricação em concreto global. Como habitualmente ocorre, o primeiro dia foi dedicado à reunião dos grupos de trabalho, onde se apresenta e se valida a evolução ocorrida no intervalo das reuniões – período em que os membros continuam trabalhando e aportam suas contribuições –, bem como se debatem eventuais divergências e chegam a um consenso as posições.
O terceiro dia é dedicado a uma reunião plenária na qual todos os coordenadores dos GTs apresentam a evolução do trabalho do seu grupo em relação ao cronograma apresentado ao Conselho Técnico da fib, além de tratar de temas futuros e aspectos que envolvem o desenvolvimento da própria comissão 6.
Em breve chegará às nossas mãos a edição revisada e atualizada do Hand Book, um importante manual de projeto e aplicação das estruturas pré-fabricadas de concreto, cujo trabalho teve a coordenação do engenheiro Arnold Van Acker, que é responsável por inúmeros projetos e desenvolvimento das indústrias na Europa, incluindo os edifícios altos da Bélgica e que já esteve conosco no Brasil em diversas ocasiões. O manual de lajes alveolares, também em sua edição revista e atualizada, em breve estará sendo concluído e cremos que estará disponível já no próximo ano. Os recentes grupos de trabalho iniciados, voltados num momento inicial a avaliar o Estado da Arte em estruturas pré-fabricadas para aerogeradores e também edifícios altos, avançam significativamente em seus debates, já tendo formato, escopo e índice para seus manuais. Outros temas como sustentabilidade e qualidade já em estado mais avançado caminham para elaboração de um draft final para revisão de seus manuais.  
Houve um tempo em que éramos espectadores ou usuários desses materiais, mas, hoje, somos integrantes de diversos grupos de trabalho, dos quais participam o professor Marcelo de Araújo Ferreira, e como membros correspondentes, o professor Paulo Helene, em Sustentabilidade, e o engenheiro Eduardo Millen, em Lajes Alveolares. Mais recentemente foi reaberto o grupo de trabalho dedicado a traçar diretrizes para projeto de estruturas de pontes com estruturas pré-fabricadas de concreto, com a participação do professor Fernando Stucchi, que representa a ABCIC. Trata-se de uma comissão especial de projetistas oriundos em sua maioria da Comissão 1 da fib dedicados com sua expertise ao tema (vide matéria da página 45). 
Sempre levamos exemplos e case brasileiros a serem discutidos e informações que contribuem para o desenvolvimento destes boletins, que são referência para normalização e aplicações das estruturas pré-fabricadas de concreto no mundo inteiro. A parte os avanços significativos acima referenciados, além de áreas menos relacionadas com a produção no Brasil como sismos e painéis sanduíche que, em breve, também terão seus manuais publicados, destaca-se o mais recente grupo de trabalho, que tratará sobre “retrofit” de estruturas pré-fabricadas de concreto.  
Visita técnica
No segundo dia da reunião, ocorre a visita técnica. Com a recente crise na Europa, houve uma dúvida inicial do que veríamos na Itália. Mas fomos positivamente surpreendidos não somente com a excelente recepção proporcionada pelo Grupo Piccini que patrocinou o evento, mas também pelo fantástico projeto apresentado e vista em suas instalações.
O Grupo Piccini se dedica à construção civil em geral, desde o projeto a entrega do imóvel completo inclusive mobiliado, na modalidade “turn key” se assim o cliente desejar. Em seus projetos, a pré-fabricação em concreto tem um importante protagonismo. Como é o caso recente apresentado por eles sobre o projeto de uma cidade administrativa, contratada pelo Governo da Argélia, com 2.000.000 de m² a serem construídos em três anos, estando atualmente no meio desta empreitada. 
Um dos empreendimentos, o hotel, que será inaugurado no mês de junho, será objeto do nosso próximo case internacional a ser publicado na Revista Industrializar em Concreto. Chamaram muito a atenção os edifícios habitacionais tanto para baixa renda, como as residências para classe média alta que estão sendo construídas com o sistema pré-fabricado de concreto. A unidade que visitamos em Perugia se dedica a fabricar formas, equipamentos e centrais de concreto que irão compor as unidades de produção de estruturas pré-fabricadas nestes gigantescos canteiros de obras. Também na Central de corte e dobra são produzidos os kits de armadura que são transportados para a África em contêineres, já que a mão de obra qualificada por lá é escassa. O Grupo Picicni hoje atua primordialmente na África (55%), EUA (20%) e Europa (20%), sendo 10% na Itália. Os 5% restantes respondem pela atuação em diversos países.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!