Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 27 - dezembro de 2022

PROJETANDO COM O PRÉ-FABRICADO

Produtividade e precisão contribuem para o avanço da industrialização

A  construção civil tem procurado formas de ampliar sua produtividade, a fim de executar obras com mais qualidade, utilizando menos recursos naturais, reduzindo o consumo de materiais e diminuindo o desperdício, que resultam em mais lucratividade e mais competitividade. Outros pontos fundamentais são a mão de obra, cada vez mais escassa, e o uso do canteiro de obras para armazenar materiais, como areia, cimento, britas, formas e escoramentos.

Todas essas questões têm sido debatidas por construtoras, que percebem a estrutura industrializada como uma solução alternativa para a construção de empreendimentos em diferentes setores. Além do fato de o sistema construtivo possibilitar uma execução mais veloz, atendendo exigências de cronogramas da obra, para os projetistas de estruturas há também os benefícios relacionados à repetitividade dos detalhes e à segurança, por serem produzidos e executados com precisão.

O acabamento e o alinhamento dos elementos estruturais, como vigas e pilares, são mais adequados, justamente, pela melhor execução. Não há ainda a necessidade de escoras e formas de madeira, o que evita desperdícios. Em se tratando de mão de obra, pelo sistema construtivo ser produzido em fábrica, transportado e montado no canteiro, o número de funcionários é menor, diminuindo possíveis riscos de acidente.

Apesar das vantagens competitivas, o pré-fabricado de concreto ainda se apresenta como uma desafio em obras verticalizadas, com múltiplos pavimentos, que exigem equipamentos mais potentes e mais detalhes de ligações, a fim de assegurar a estabilidade da obra.

Entre as obras projetadas com o sistema construtivo, uma das mais marcantes do ponto de vista de desafio, foi o Hospital Hapvida, também situado em Recife, que conta com 14 pavimentos, totalizando 54 metros de altura, cuja produção e montagem da estrutura pré-fabricada de concreto se deu em cinco meses. O projeto estrutural foi concebido para montar no máximo dois pavimentos sem a solidarização final, exigindo sincronização entre a T&A, fornecedora do pré-fabricado de concreto, e a Construtora Conic.

Do ponto de vista de desempenho e porte, posso citar o Shopping Riomar, situado em Recife, capital de Pernambuco. O projeto venceu o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, em 2013, concedido pela ABCIC. A obra contou com aproximadamente 300.000 m² de estrutura, projetado em seis meses e executado em 14 meses. Para erguê-lo, foram empregados 21.500 m³ de concreto pré-fabricado, distribuídos em vigas, lajes alveolares, e pilares de até 35 metros de altura.

É importante avaliar que para uma estrutura pré-fabricada apresentar o melhor desempenho é fundamental que o projeto arquitetônico seja adequado, ou seja, que o escritório de arquitetura já pense no processo construtivo. A logística e a condição do terreno também são outros pontos que precisam ver verificados antecipadamente, a fim de extrair todos os benefícios da industrialização.

 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!