Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 38 - setembro de 2026

ARTIGO TÉCNICO

Projetos de edificações com elementos pré-fabricados de concreto

O fornecimento foi realizado em colaboração com a construtora FLYSTEEL, LDA., responsável pela execução dos trabalhos no estádio.

Conclusões

Os projetos apresentados demonstram que a pré-fabricação de concreto superou definitivamente sua associação a tipologias específicas, consolidando-se como um sistema construtivo transversal, aplicável a uma ampla variedade de usos e contextos.

Além das vantagens evidentes em rapidez e controle de execução, a industrialização se mostra uma ferramenta estratégica para enfrentar os desafios atuais do setor: redução de emissões [1], maior eficiência no uso de recursos, aumento da qualidade construtiva e adaptação a exigências técnicas e normativas cada vez mais complexas.

Nesse processo, as empresas associadas à ANDECE desempenham um papel fundamental [2], impulsionando a inovação, a digitalização dos processos e a melhoria contínua de seus sistemas produtivos. Os exemplos reunidos neste artigo representam essa evolução e o potencial do concreto pré-fabricado como um dos pilares da construção presente e futura.

O artigo foi originalmente publicado na edição 1033 da Revista Cemento Hormigón.

Referências

[1] DAP setoriais ANDECE verificadas pela CERTINALIA (TECNALIA). Produtos pré-fabricados de concreto

https://andece.org/declaraciones-ambientales-andece/

[2] Buscador de fabricantes da ANDECE

https://www.andece.org/directorio-de-negocios/

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!