Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Reconhecimento à versatilidade, ousadia, adaptabilidade e precisão da construção industrializada de concreto

Os empreendimentos com estruturas pré-fabricadas de concreto receberam importantes premiações em 2021, enfatizando todos os benefícios da solução de engenharia e as vantagens competitivas ao adotar a industrialização em concreto. O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de concreto coroou um ano de muito trabalho e de superação de grandes desafios ao refletir o potencial do setor para atender as demandas diversas de projetos arquitetônicos e projetos estruturais

A construção industrializada de concreto esteve em evidência em 2021. Diversas obras foram homenageadas nas mais relevantes premiações da engenharia e da arquitetura nacional. Para finalizar o ano, que se caracterizou por um trabalho árduo do setor, a fim de superar desafios, como a oscilação dos preços dos insumos e da economia em geral, e atender com assertividade as demandas de projeto, a Abcic anunciou os vencedores e menções honrosas do 10º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, no dia 2 de dezembro. (Vide matéria na pág. 10).

A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, avaliou que o setor de pré-fabricados de concreto mostrou novamente sua resiliência durante esses quase dois anos de pandemia da Covid-19, ao tomar todas as normativas de segurança sanitária para garantir a saúde de seus profissionais, ao mesmo tempo, em que continuou ininterruptamente fornecendo as estruturas para contratos estabelecidos antes de março de 2020 e durante esse período. 

“Essa postura demostra o profissionalismo, a dedicação e a luta de nosso setor para servir à construção, ao país e a sociedade. Mesmo diante de tantos desafios enfrentados em virtude da crise sanitária, fizemos nosso papel, ao tirar do âmbito virtual muitos projetos, que hoje trazem ou trarão benefícios sociais e econômicos para todos”, disse Íria.

Uma das características marcantes da construção industrializada de concreto é sua versatilidade, que foi novamente o destaque do Prêmio Obra do Ano, com projetos em segmentos diversos e localizados em três regiões distintas. Entre as áreas atendidas estão: educacional, industrial, mineração, energia, celulose, comercial, residencial e financeiro.  

Edificações

Em Edificações, obra vencedora foi o edifício multipavimentos Dynamic Faria Lima, que se caracteriza por ser um projeto dinâmico e flexível, a fim de atender as necessidades corporativas específicas de cada segmento. Composta por dois subsolos, térreo, cinco pavimentos tipo, rooftop com área de convivência e ático, a edificação foi construída com sistemas construtivos industrializados: a estrutura da torre foi concebida em concreto pré-fabricado - pilares, vigas, painéis arquitetônicos, lajes alveolares e escadas. 

Dynamic Faria Lima foi o vencedor na categoria Edificações do 10º Prêmio Obra do Ano 

O primeiro desafio do Dynamic Faria Lima foi a concepção da estrutura pré-fabricada para atender o projeto arquitetônico

Obra do Ano Edificações: Dynamic Faria Lima

Localização: São Paulo, São Paulo
Área construída: 10.838 m²
Construtora: Lucio Engenharia
Início da obra: Abril de 2020
Término da obra: Agosto de 2020
Arquitetos: Sergio Athié (Athié Wohnrath)
Projeto Estrutural: Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi)
Empresa pré-fabricadora: Leonardi Construção Industrializada

De acordo com João Carlos Leonardi, diretor comercial da Leonardi, o primeiro desafio foi a concepção da estrutura pré-fabricada para atender o projeto arquitetônico, que havia sido elaborado para ser edificado de forma convencional. O engenheiro Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi) foi o responsável pelo projeto estrutural. “Os pré-requisitos de funcionalidade e estética exigiram alguns pilares com excentricidade a partir do pavimento tipo, grandes vãos livres e painéis de fachada que chegaram a ter 16 metros de comprimento. A grua disponibilizada para montagem impôs uma limitação de peso dos elementos que exigiu ligações especiais e utilização de concreto de 100 MPa de resistência a compressão em alguns elementos”.   

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!