Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Reconhecimento à versatilidade, ousadia, adaptabilidade e precisão da construção industrializada de concreto

Os empreendimentos com estruturas pré-fabricadas de concreto receberam importantes premiações em 2021, enfatizando todos os benefícios da solução de engenharia e as vantagens competitivas ao adotar a industrialização em concreto. O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de concreto coroou um ano de muito trabalho e de superação de grandes desafios ao refletir o potencial do setor para atender as demandas diversas de projetos arquitetônicos e projetos estruturais

O edifício SICOOB COCRED, composto por 8 pavimentos, pequena guarita e casa elétrica, recebeu 1.982,92m³ de peças pré-fabricadas, entre pilares, vigas, lajes alveolares e painéis de fechamento, fornecidas pela Protendit. A concepção estrutural do prédio e compatibilização da estrutura com o modelo de arquitetura e demais disciplinas complementares foram feitas em BIM. A obtenção dos esforços e dimensionamento foram realizados através do software TQS. 

“O BIM foi fundamental para superar os desafios do projeto, em especial, a demanda arquitetônica de um hall principal amplo de 15 metros livres sem possibilidade de utilização de apoios comuns (pilares) nesta região, mas que deveriam comportar as estruturas nos andares superiores. Isso gerou a necessidade de duas vigas de transição que tiveram de suportar 1.342 toneladas de carga concentrada. A viga resultante, de 16,5m de comprimento e 60 toneladas de peso, exigiu esforços para engenharia, soluções de ligações, produção, transporte e montagem”, comentou Alex Alves, superintendente de Operações da Protendit.

Outro desafio estrutural superado foi limitar os deslocamentos de um edifício desta envergadura. A solução adotada foi a utilização de núcleo rígido de estabilização composto por pilares mistos concreto pré-fabricado com travamentos metálicos inseridos e soldados após a montagem em campo.

Menção Honrosa na categoria Edificações, o Vita Boulevard é o primeiro complexo multiuso de Gramado (RS)

O sistema híbrido estrutural combina vigas de transições em pré-fabricado e moldadas in loco sempre com emprego de pilares e escadas pré-fabricadas e lajes alveolares

Menção Honrosa: Vita Boulevard

Localização: Gramado, Rio Grande do Sul
Área construída: 35.060,60 m²
Construtora: TBP Gramado Empreendimentos Imobiliários
Início da obra: Dezembro de 2018
Término da obra: Agosto de 2019
Arquitetos: Diogo Pedrassani e Edenaur Goularte (Goularte & Pedrassani)
Projeto Estrutural: Cleber Shimokomaki Prim (Lamb, Prim e Zarth Engenharia)
Empresa pré-fabricadora: Rotesma Indústria de Pré-Fabricado de Concreto

Para Alves, a solução de engenharia estrutural e a capacidade operacional foram certamente os maiores destaques da obra, uma vez que houve o cálculo estrutural de edifícios multipavimentos com a importância da rigidez e estabilidade global, somado às demandas específicas, como as vigas de transição que recebem mais de 1000 toneladas de cargas concentradas. “As soluções com elementos de grande porte, seja pelo peso ou tamanho, só podem ser produzidas por uma empresa com capacidade fabril adequada”, disse. 

Entre os principais benefícios da obra com projeto arquitetônico de André Moraes Soares (Soares + Soares) e estrutural, do engenheiro Sander David Cardoso (Protendit), estão a antecipação nas receitas advindas de um prazo menor de obra; a minimização de risco com maior assertividade de custos; e compatibilizações de estruturas adjacentes, como exemplo, a pele de vidro que exige tolerâncias construtivas mais precisas.

Para Sander, o fato da obra ter tido uma concepção inicial contratada pelo cliente previamente, já em pré-fabricados de concreto, através de projeto básico de montagem executado pela GTP Engenharia, facilitou a elaboração do projeto executivo.

Com características da arquitetura germânica, inclusive com floreiras nas fachadas, o Vita Boulevard une serviços, compras, gastronomia, estacionamento, moradia e hospedagem em um terreno com frente para três ruas. Constituído por seis torres com nove pavimentos cada, sendo: duas torres office, duas torres de hospedagem e duas torres residenciais, foi executado com 6.805 peças de concreto pré-moldado fornecido pela Indústria Rotesma.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!