Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 3 - dezembro de 2014

GIRO RÁPIDO

Saúde e segurança do trabalho na construção

O Fórum Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) na Construção foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro e contou com uma programação abrangente, composta por palestras, mesas redondas, visitas a canteiros de obras e cursos técnicos. Promovido pelo Sinduscon/SP - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, o evento teve como destaque a palestra do engenheiro Jan Hellings, responsável pela demolição de imóveis e preparação do terreno para a construção do Centro Olímpico de Londres (2012). Case de sucesso, o projeto comemorou um milhão de horas trabalhadas sem acidentes.
De acordo com Hellings, o segredo para um projeto com taxa zero de acidentes está na integração das equipes desde o início do projeto. “As primeiras reuniões sobre as instalações que receberiam a Olimpíada de 2012 trataram de segurança. Na ocasião, um grupo de líderes da construção se reuniu antes do início do projeto para traçar um plano”, contou. Dentro da estratégia para excelência em saúde e segurança adotada pelo projeto, foi criada a campanha safety first (segurança em primeiro lugar).
Na abertura do evento, José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP, detalhou em números os excelentes resultados das iniciativas do sindicato na área da segurança. “A conscientização dos trabalhadores tem sido trabalhada nos últimos anos em encontros como a Megasipat e o ConstruSer, além de parcerias para cursos com o Senai”, afirmou.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!