Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 13 - maio de 2018

ABCIC EM AÇÃO

Seminário sobre industrialização em concreto reuniu empresários em Santa Catarina

Evento promovido pela ABCIC, em Florianópolis, contou com a participação de especialistas e um público de cerca de 100 profissionais da construção civil

Mais de 100 pessoas, entre empresários do setor, profissionais da indústria, projetistas e consultores de estruturas e arquitetura, professores e estudantes de pós-graduação, estiveram presentes no Seminário da Abcic

O Seminário Regional ABCIC – Estruturas Pré-fabricadas de Concreto – Sustentabilidade, Produtividade, Inovação e Tecnologia, promovido em Florianópolis, no dia 5 de abril, foi um sucesso. “Nosso intuito era de mostrar o que vem sendo feito no segmento de estruturas pré-fabricadas de concreto, enfatizando o desenvolvimento tecnológico do setor, além de ressaltar a importância e atuação regional. Costumo dizer que o nosso setor é resiliente por natureza, pois é uma indústria com 60 anos no país, atuando desafiadoramente, sem uma política de industrialização da construção civil estabelecida. Isso também se deve as nossas possibilidades de atuação em diferentes segmentos e em diferentes mercados, devido a grande versatilidade na aplicação de sistemas em fachada, estrutura e fundações com elementos pré-fabricados de concreto”, afirmou a presidente-executiva da Abcic, Íria Doniak, na abertura do Seminário.

O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre empresários do setor, profissionais da indústria, projetistas e consultores de estruturas e arquitetura, professores e estudantes de pós-graduação. Para o engenheiro Luiz Roberto Prudêncio Junior, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, o seminário é uma iniciativa muito importante. “Temos em Santa Catarina diversas fábricas de pré-moldado bem antigas e de bastante tradição. O Estado foi um dos primeiros polos onde houve um grande desenvolvimento tecnológico do segmento, principalmente com a utilização do concreto auto adensável. Nesse sentido, a realização deste evento é uma excelente forma de difundir as novas tecnologias e acaba por estimular novos fabricantes a entrarem no segmento e, por consequência, na associação. Ele também contribui para que toda indústria de pré-fabricado desenvolva produtos de melhor qualidade”. 

Na visão de José Antônio Tessari, presidente do Conselho Estratégico da Abcic e diretor da Rotesma, o nível das palestras e qualidade dos palestrantes foram os pontos altos do evento. “Além de ajudar a desenvolver o setor na região, o Seminário ainda trouxe inovações que o setor pode começar a utilizar. Há oito ou dez anos, quando se falava em concreto auto adensável, todos se assustavam. Hoje a indústria consegue produzir estruturas pré-fabricadas usando essa tecnologia. Isso significa que tomar contato com toda essa inovação tecnológica movimenta de forma positiva o setor da construção. Temos que estar presente e impulsionar este desenvolvimento”, disse. 

Nivaldo de Loyola Richter, diretor da BPM, conselheiro por duas gestões e atual membro da diretoria da entidade, concorda com Tessari, ao afirmar que o evento foi um sucesso, especialmente, pelo nível técnico apresentado e pela presença maciça  de profissionais, engenheiros e especialistas da região. “O Seminário, sem dúvida, é uma referência para Florianópolis e espero que outros do mesmo nível possam se repetir aqui na cidade. Tivemos muito aprendizado e muita informação sobre assuntos novos que podem ampliar a consciência e as ideias das pessoas. E ter perspectiva de novos negócios é sempre muito interessante”, complementou. 

Profissionais representantes de toda a cadeia do pré-fabricado estiveram presentes

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!