Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

DE OLHO NO SETOR

Simpósio da fib reúne mais de 350 profissionais para mostrar a importância do “Conceptual Design”

Evento foi realizado na sequência do XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, oferecendo a oportunidade de congregar experiências e conhecimentos, realizar networking e por celebrar a engenharia de projetos no Brasil e no mundo

O International fib Symposium on Conceptual Design of Concrete Structures 2025 reuniu mais de 350 profissionais do Brasil e do exterior para trazer os temas mais relevantes referentes ao projeto conceitual para construções em concreto


Solenidade de abertura contou com os pronunciamentos de Íria Doniak (fib e Abcic), Felipe Cassol (Abcic), Ricardo Kerr (ABECE), Sergio Hampshire (ABP) e Marcelo Melo (Young Members Group fib)


O Rio de Janeiro foi palco de um intenso debate na área de engenharia estrutural, reunindo engenheiros de diversas regiões brasileiras e do exterior, entre os dias 12 e 15 de maio. O CBPE 2025 – XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, mais importante evento técnico do setor no país, aconteceu nos dias 12 e 13 de maio. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE). Nesta edição, contou com a correalização da Abcic.

Na sequência, entre os dias 14 e 16 de maio, o International fib Symposium on Conceptual Design of Concrete Structures 2025 reuniu engenheiros do Brasil e do exterior para trazer os temas mais relevantes referentes ao projeto conceitual para construções em concreto. Considerado um sucesso pelos mais de 350 participantes, o Simpósio ofereceu um ambiente ideal para congregar experiências e conhecimentos, realizar networking e destacar a importância do projeto estrutural desde a sua concepção. O evento foi organizado pela Abcic, Abece, ABPE e fib – International Federation for Structural Concrete.

O fib Symposium reiterou a importância do projeto conceitual para a construção de obras de infraestrutura e edificações mais eficientes, duráveis e seguras, respeitando os desenhos do projeto arquitetônico. Em uma época em que a digitalização vem crescendo e a inteligência artificial ganhando cada vez mais espaço, os engenheiros são fundamentais para estabelecer os conceitos do projeto, a fim de que os softwares possam auxiliar na execução desses projetos. 

O evento foi aberto pela engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic e presidente da fib, e teve os pronunciamentos de Sergio Hampshire, presidente da ABPE, Ricardo Kerr, presidente da Abece, Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, e Marcelo Melo, chair do Young Members Group da fib. Para os organizadores, os dois eventos possuem muita sinergia e sua integração se mostrou acertada, possibilitando aos engenheiros participantes conteúdos interessantes e inspiradores que podem ser levados para o dia a dia dos escritórios de projeto. 

“Estamos felizes em receber todos para este evento especial, que conta com ex-presidentes honorários, personalidades relevantes que atuaram no Conselho da fib, e importantes engenheiros estruturais do país. O conceito é o ponto de partida, onde a engenharia deixa de ser o cálculo, passando a ser uma ideia, cultura e solução. No mundo dominado pelos softwares, somos apenas operadores; com conceitos, somos autores. Precisamos de ideais bem conceituados, precisamos nos mover, trabalhando com objetivo”, afirmou Íria Doniak.

Mesmo diante de novos materiais, ferramentas digitais e demandas sociais, na avaliação de Íria, a essência da boa engenharia permanece - clareza estrutural, lógica construtiva, eficiência de recursos e consciência contextual. Por isso, em tempos de incerteza, mais do que nunca, precisamos de ideias bem fundamentadas. Preservar o “conceptual design” não é resistir à mudança, é garantir que a mudança tenha direção, propósito e estrutura”, acrescentou. 

Íria Doniak, David Fernandez-Ordoñez e Hugo Corres com os engenheiros uruguaios Facundo del Castillo e Lucía Favre 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!