Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 22 - abril de 2021

EDITORIAL

Superando os desafios e incertezas para crescer

Prezados Leitores,
O Brasil continua a enfrentar um dos maiores desafios de sua história, com a continuidade da pandemia da Covid-19. Após um ano bastante desafiador em todos os aspectos, 2021 se iniciou em meio à esperança e incertezas, com a campanha de imunização em todo o país e a questão da alta dos preços e da escassez de insumos no mercado da construção.
Mesmo diante desse cenário, o setor de pré-fabricados de concreto não parou em nenhum momento. No ano passado, mostrou toda sua capacidade ao implantar rapidamente as medidas necessárias para proteção de seus colaboradores e sua versatilidade ao atender demandas de projetos em diversos setores produtivos. Neste ano, certamente, não será diferente, porque ao longo de nossa história, superamos desafios e incertezas para crescer e continuar no caminho de desenvolvimento sustentável de nossa cadeia produtiva. 
Nesse sentido, para ressaltar esse aspecto – versatilidade -, trazemos nesta edição 22 da Revista Industrializar em Concreto, alguns projetos de obras especiais com aplicação do pré-fabricado de concreto. São obras em diferentes áreas, que ressaltam os benefícios da construção industrializada de concreto. 
Apesar de ser um ano novamente desafiador, a resiliência e a adaptação são duas características inerentes ao nosso setor. E, se parte das ponderações econômicas positivas apresentadas pela economista Ana Castelo, da Fundação Getúlio Vargas, durante o ABCIC Networking VIII e na Coluna Cenário Econômico, se concretizarem, teremos um 2021 de crescimento, o que será uma grande conquista perante o panorama atual. 
Por isso, continuamos a realizar nossas ações em âmbito institucional, por meio da participação em importantes iniciativas setoriais e do apoio e patrocínio de eventos digitais. Assim, trazemos a cobertura do Webinar do Instituto Trabalho e Vida e do MC-Fórum Online bem como notícias sobre as atividades em diversos contextos com a presença ativa da ABCIC. 
Além da questão econômica e de saúde, o final de 2020 e o início de 2021 estão sendo também marcados pela partida de importantes profissionais da engenharia brasileira, que contribuíram expressivamente para a evolução e o reconhecimento do setor em nível mundial. Desse modo, trazemos homenagens a todos eles: engenheiro projetista de estruturas Eduardo Millen, engenheiro Alvorindo Ravagnani Jr., fundador da Sotef, engenheiro de estruturas Cesar Pereira Lopes e o engenheiro e  professor  Shido Ogura. No caso do engenheiro e professor Augusto Carlos Vasconcelos, pioneiro da introdução da protensão na indústria brasileira da pré-fabricação, nosso tributo relembra sua trajetória na seção Ponto de Vista. 
Uma matéria especial nesta edição foi redigida em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, com as histórias e depoimentos de personalidades femininas da indústria, de entidades setoriais e da academia, que contribuem para o engrandecimento da construção e do pré-fabricado de concreto. 
Por fim, também contamos com a participação de nosso associado Marcelo Caleffi de Souza, da Concrelaje, que assina a coluna Espaço Empresarial, trazendo uma avaliação sobre o setor no Centro-Oeste brasileiro e a seção destinada à publicação do artigo técnico. 
Temos forte expectativa e apoiamos as reformas que ainda são necessárias, as medidas de redução do custo Brasil e campanha de vacinação. Seguimos em frente juntos trabalhando pelo Brasil!
Uma ótima leitura!

Guilherme Fiorese Philippi
Presidente do Conselho Estratégico da Abcic

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!