DE OLHO NO SETOR
A Federação Internacional do Concreto (fib) elaborou um Documento Oficial sobre Sustentabilidade, por entender a importância do tema em sua área de atuação. No Brasil, a ABCIC segue difundindo a interligação entre industrialização e sustentabilidade em diversos contextos e apoiando importantes eventos como o Congresso Brasileiro do Concreto e o Movimento BW.
“A sustentabilidade é uma questão que a fib leva muito a sério há muitos anos. Por isso, a entidade decidiu lançar o Documento Oficial de Sustentabilidade para comunicar à comunidade de estruturas de concreto e à sociedade em geral a importância da sustentabilidade na concepção, projeto, execução e manutenção de estruturas de concreto. Outro objetivo é mostrar tudo o que o fib pode fazer nesse campo”, disse David Fernández-Ordóñez, secretário geral da fib.
A fib é uma associação sem fins lucrativos, composta por 41 grupos de membros nacionais e mais de 1.000 membros corporativos e individuais. Sua missão é desenvolver a nível internacional o estudo de questões científicas e práticas capazes de fazer avançar o desempenho técnico, econômico, estético e ambiental da construção em concreto. A instituição foi criada em 1998 com a fusão do Euro-International Concrete Committee (CEB) e da International Federation of Prestressing (FIP). Essas organizações predecessoras existiram independentemente de 1953 e 1952, respectivamente.
Fernández-Ordóñez explicou que o documento da fib mostra todos os trabalhos que entidade já realizou em relação à durabilidade das estruturas de concreto, os aspectos ambientais relacionados às estruturas de concreto e, por fim, as obras passadas e presentes nas quais a federação está trabalhando. São cinco pontos principais abordados no relatório:
Além do Documento Oficial, a federação conta com os grupos de trabalho interno que publicaram materiais relacionadas aos aspectos ambientais e à sustentabilidade de estruturas de concreto. Recentemente, foram divulgados os seguintes boletins:
“Estamos trabalhando o Código Modelo da fib 2020, no qual a sustentabilidade é um aspecto que está integrado desde a concepção das estruturas”, comentou Ordóñez, que acrescentou que a atuação da fib é fundamental para reduzir e até mesmo compensar completamente os efeitos ambientais negativos na construção de estruturas de concreto.