Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 33 - dezembro de 2024

ACONTECE NO MUNDO

Sustentabilidade e resiliência do concreto são fundamentais para o futuro da engenharia


David Ordóñez (fib) e José Matos e Campos (Anfitrião da Conferência), com Íria Doniak  



Durante o evento, todos estes aspectos foram abordados nas palestras magnas (“key note speakers”) e nas sessões técnico-científicas. Neste contexto, destaco as apresentações dos keynote speakers: presidente da Asian Concrete Federation, professor Caijun Shin (China), renomado especialista em materiais sustentáveis à base de cimento, que explorou o UHPC (Ultra High Performance Concrete) sob a ótica da sustentabilidade; Constantino Mena, professor associado da Engenharia Estrutural na Universidade de Nápoles Frederico II, que abordou o tema moldando o futuro das estruturas sustentáveis de concreto orientadas por dados e projeto sustentável. O professor Mena é um dos líderes dos grupos de trabalho relacionados à Sustentabilidade no âmbito da fib. Por fim, o professor Jorge Brito, catedrático do Instituto Técnico Superior de Lisboa, que tratou do assunto agregados recicláveis.
Gostaria de falar mais sobre este tema tão importante que está de acordo com a agenda prioritária em todos os setores da economia, e, de certa forma, também presente no nosso segundo evento, realizado em Christchurch (Nova Zelândia), “ReConsTruct”, que em conjunto  com a sustentabilidade trouxe um outro tema fundamental, a resiliência em regiões com atividade sísmica, que teve início em 2024 quando o simpósio anual da entidade foi realizado na Turquia e traz às discussões em outros eventos, não somente os sismos, mas enchentes e outras catástrofes provocadas pelas mudanças climáticas.
Neste contexto, é importante ressaltar que a pré-fabricação em concreto esteve presente em ambos os eventos, como uma solução fundamental dentro da engenharia do concreto presente e no futuro. Por seus benefícios conhecidos que vai desde a produção industrial, ambiente controlado, menos desperdícios, mais facilidade de implementar novas tecnologias, até a evolução das soluções projetadas e construídas, que incluem nas ligações, sistemas de amortecimento provendo estruturas mais resilientes em distintos países do mundo. 
Ficamos impressionados com uso extensivo especialmente de painéis pré-fabricados de concreto na Nova Zelândia. Participaram do evento em Christchurch, o presidente de nosso Conselho Estratégico, Felipe Cassol, e Murilo Cassol, conselheiro da Cassol Pré-fabricados do Concreto.
O que é melhor? Qual que tecnologia? Qual sistema construtivo? Além das condições de contorno da obra em análise, tais como terreno, características do solo, acessos ou características dos materiais, como determinar a melhor solução, que seja mais sustentável? Ou será a combinação de várias soluções numa mesma obra? Devemos perguntar ainda se o que está sendo proposto é economicamente viável? E do ponto de vista social, que impacto trará sobre a comunidade local? E do ser humano, segurança em todas as etapas do ciclo de vida quer seja um trabalhador da construção civil, um usuário de uma edificação ou infraestrutura? 
Todos esses questionamentos são importantes. Para alguns pode soar um pouso subjetivo, mas é necessário nos aprofundar em todas as direções. Também é indispensável pensar estrategicamente em relação as diretrizes do negócio, repensar, entender onde se pretende chegar e, principalmente, integrar este tema com a gestão da empresa para que resultados efetivos e eficazes sejam alcançados. Não é questão de apenas se obter um dado. O conhecimento só se torna sabedoria se for aplicado.
Essas reflexões nos levam a acreditar ainda mais em tudo o que temos plantado como setor há mais de seis décadas no Brasil. Estamos no caminho certo e somos cada vez mais relevantes face aos desafios futuros da humanidade. Não estaremos sozinhos e, sem dúvida, estaremos contribuindo sempre para um mundo melhor e mais sustentável!
Nos balizar nas tendências internacionais sabendo o que de fato tem coerência dentro deste arcabouço de inovações e pensamentos estratégicos é o que irá importar para o futuro. Seguiremos sempre como entidade entendendo a importância da normalização, dos regulamentos, e do desenvolvimento tecnológico, a fim de dar respaldo as diretrizes para norteamento dos passos de nossos associados, cumprindo nossa missão de termos uma indústria próspera e responsável.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!