ABCIC EM AÇÃO
Abcic Networking XI trouxe especialistas que mostraram a importância de realizar iniciativas para diminuir o impacto ambiental da construção, enquanto a ABCIC apresentou o logo de sustentabilidade que estará em todas as ações e atividades relacionadas ao tema
Dirigentes da ABCIC, Felipe Cassol e Íria Doniak, recebem o professor Vanderley John (Poli/USP), palestrante do evento, e a equipe da Arcelor Mittal, patrocinadora do Networking
No dia 1º de setembro, a ABCIC promoveu o Abcic Networking XI, uma edição especial com o tema sustentabilidade, que contou com as palestras proferidas pelo professor Vanderley John, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e pelos engenheiros Michell Silva e Luís Filipe Araújo, da ArcelorMittal.
O evento foi prestigiado por associados e importantes engenheiros projetistas. A Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) foi representada por seu diretor de Marketing, Tiago Carmona. “A parceria com a ABCIC é muito importante. São associações irmãs, que trabalham por objetivos comuns, como a qualidade e a sustentabilidade. O evento foi muito produtivo, com vários representantes da cadeia mostrando-se engajados nessa questão”.
Em formato presencial, o evento foi aberto pela engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, que apresentou a logotipo Abcic Sustentabilidade, que será utilizada em todos os assuntos relacionados ao tema. “A sustentabilidade é relevante e tem permeado diversos contextos, por isso o assunto está em nosso Planejamento Estratégico e é preciso haver um esforço de todos os segmentos para que as metas de redução das emissões sejam atingidas”, disse.
Ela comentou que o Congresso da fib (International Federation for Structural Concrete) destacou essa temática e que teve a oportunidade de assistir à apresentação do GCAA (Global Cement and Concrete Association), que trouxe uma visão mundial de como está se pensando a questão da sustentabilidade nas áreas do cimento e do concreto. Um dos pontos abordados foi a contribuição das áreas para zerar as emissões de carbono no segmento, sendo 22% advindos da eficiência de concepção do projeto e da construção e 11% da eficiência na produção do concreto.
“Ao somar esses dois itens, obtemos 33%, reforçando a importância dos projetistas de estruturas nesse processo, bem como ressaltando que a sustentabilidade começa no projeto e concepção de qualquer estrutura”, disse Íria, que cumprimentou os engenheiros projetistas presentes.
O presidente do Conselho Estratégico da ABCIC, Felipe Cassol, enfatizou a importância do evento para integração do setor e para tratar do tema da sustentabilidade, uma vez que todas as atividades econômicas precisam trabalhar para diminuir o impacto das mudanças climáticas. Falou ainda sobre como é relevante o trabalho efetuado por Íria para o posicionamento da ABCIC em diversos contextos no Brasil e no cenário internaiconal e a parabenizou por ter sido eleita vice-presidente da fib. “É um orgulho para o país”, pontuou.
Outra questão levantada por ele foi o planejamento estratégico da entidade, que está em fase final de elaboração, e recebeu a contribuição de diversos profissionais do setor, resultando em uma discussão aprofundada dos temas, com perspectivas positivas para a industrialização e uma visão de futuro baseada em experiência de mercado e nas questões técnicas. “Isso demonstra a confiança entre as empresas participantes”.