INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Agilidade na finalização das obras, redução de custo, maior aceitação pelos arquitetos e completa aderência às inovações tecnológicas, como o BIM, alavancam o uso de painéis arquitetônicos
“A escolha do pré-fabricado e das estruturas metálicas para a realização da obra foi uma decisão do cliente final, a Polícia Militar de São Paulo, pois necessitava que ela fosse concluída no menor prazo de tempo possível. Nesses casos, a utilização de pré-moldado e estrutura metálica realmente acelera o processo construtivo”, afirma Willian Cesar de Oliveira de Mori, engenheiro da Engetal Engenharia e Construções, responsável pela execução da obra. De acordo com o engenheiro, a agilidade proporcionada pelo uso de estruturas pré-fabricadas é até maior nos casos em que a obra é privada e independe de trâmites de aprovação por órgãos públicos cuja agilidade não é tão grande. “Se você tem uma obra privada onde há um bom planejamento que antecede o início da construção, a agilidade conseguida com o pré-fabricado é ainda maior”, diz o engenheiro.
Outro momento desafiador da obra, segundo os responsáveis, foi na fase da montagem. Nesse caso, novamente o momento crítico foi superado graças a elaboração de um modelo 3D de toda a estrutura metálica e seus reforços em conjunto com um modelo 3D dos elementos de fachada. "Nesse caso, nosso objetivo foi checar todas as eventuais interferências, já que seria necessário adaptar o sistema de fixação dos painéis de fechamento arquitetônico na estrutura metálica já adquirida pela construtora", observa Marin.
Segundo sua explicação, feita essa compatibilização entre as disciplinas, utilizando a plataforma BIM, por meio de softwares especializados, já foi possível se antecipar as possíveis dificuldades a serem encontradas. "Constatamos com isso que, para cada tipologia de painel, seria necessária uma posição específica para os acessórios de içamento. Nesse caso, foram criados, dispositivos para auxiliar a montagem e dessa forma garantir que o painel pudesse ser montado da maneira correta, checado prumo, nível, alinhamento e posição de acordo com o projeto", conta Marin.
O caso relatado pelo engenheiro da Leonardi, com a colocação do dispositivo para facilitar o içamento da peça, confirma a recomendação dada por engenheiros, projetistas e arquitetos sintonizados com a necessidade de se industrializar cada vez mais a construção civil brasileira, que é a importância de se analisar antecipadamente todos os aspectos de uma obra, desde sua concepção, para se antever todas as eventualidades ao longo do processo construtivo. "Durante a montagem dos painéis, por exemplo, o cuidado e o zelo com as peças foram uma das prioridades da equipe de montagem, evitando qualquer tipo de dano (quebra, batida, risco)", acrescenta o engenheiro. "Porém, caso ocorram incidentes que venham a danificar a peça, estamos capacitados para aplicar um eficiente processo de "Patching" (recuperação), garantindo a qualidade final da fachada do empreendimento", esclarece Cordeiro.
Tanto os engenheiros e técnicos da Leonardi, quando profissionais de outras pré-fabricadoras são unânimes em assegurar que a montagem de um painel arquitetônico precisa ser bem mais precisa do que a montagem de uma estrutura convencional de pré-fabricado. Segundo os profissionais, para a montagem convencional temos algumas tolerâncias na hora da montagem, mas para o caso dos painéis nenhuma tolerância pode haver. As peças devem ficar exatamente com as medidas de projeto, já que o painel arquitetônico tem um apelo enorme pela estética.
No caso da montagem da estrutura metálica da obra do Batalhão da PM paulista, foi feito um "As Built" com topografia com a intenção de garantir que o projeto havia sido perfeitamente executado. "A intenção era evitar eventuais surpresas que pudessem prejudicar a montagem e até mesmo o resultado arquitetônico", explica Marin.
Adianta ainda que os insertes auxiliares que foram instalados sobre a estrutura metálica para receber o painel também foram checados antecipadamente com topografia. "Com o início da chegada dos painéis na obra, a equipe de montagem já estava preparada, pois tínhamos nos antecipado aos possíveis problemas e dificuldades", acrescenta o engenheiro.