INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Agilidade na finalização das obras, redução de custo, maior aceitação pelos arquitetos e completa aderência às inovações tecnológicas, como o BIM, alavancam o uso de painéis arquitetônicos
Rosilene Fontes: "Com o pré-moldado temos a liberdade de criar, inovar esteticamente, além de resultar numa obra de execução rápida e limpa"
Outro benefício apontado pelos arquitetos de forma geral para a adoção dos painéis de fachada em pré-fabricado de concreto é a diversidade de desenho que ele proporciona. "Atualmente, existem diversas soluções que utilizam várias técnicas de produção industrial que permitem uma grande flexibilidade em função de cores, texturas, dimensões e modulações em que as estruturas podem ser produzidas", observa Gaion. O executivo acrescenta ainda o uso de concreto de alta resistência que possibilita uma plasticidade que responde muito bem às necessidades dos arquitetos. "A utilização de fôrmas repetitivas faz com que projetos com painéis complexos se tornem economicamente viáveis", informa.
As principais vantagens do uso de painéis arquitetônicos nas obras são: isolamento térmico, elevado desempenho acústico, maior durabilidade, menor manutenção durante a vida útil e resistência ao fogo. De acordo com Gaion, um grande benefício do uso de painéis arquitetônicos de fachada está no quesito gestão financeira da obra. "Como a opção pelos painéis permite à construtora concentrar num único fornecedor a solução para sua necessidade de fechamento da fachada isso representa redução de pessoas e processos de controle, diminuição de estoque e de procedimentos de almoxarifado, dispensa serviços de medições de diversas atividades, além de evitar compras, contas a pagar, departamento jurídico e elaboração de contratos e recolhimento de impostos”, relaciona o executivo da Stamp.
Os painéis pré-fabricados de concreto garantem precisão e tolerância zero de desvio de cada elemento para um encaixe perfeito na fachada do edifício
Edifício comercial Win Work Corporate Center
Localização: São Paulo/SP
Área total de painéis: 910 m²
Construtora: Adolpho Lindenberg
Engenheiro responsável pela obra: Diego Frasão
Arquiteta: Rosilene Fontes
Início da montagem dos painéis: julho de 2014
Término da montagem dos painéis: dezembro de 2014
Engenheiro responsável pelo projeto estrutural do pré-fabricado: Fernando Palagi Gaion
Volume de estrutura pré-fabricada: 55 painéis
Tipo de estrutura: painéis arquitetônicos de fachada com acabamento em concreto lavado
Volume de concreto pré-fabricado: 114 m³
Empresa pré-fabricadora: Stamp Painéis Arquitetônicos
Um aspecto técnico do processo de montagem dos painéis arquitetônicos nas obras que necessita de um cuidado extra é o das ligações. "É sabido que as ligações são um fator decisivo em qualquer projeto que envolve estrutura pré-fabricada de concreto, mas em projetos de painéis arquitetônicos, elas ganham importância ainda maior, uma vez que elas apresentam uma interface direta com a estrutura da obra", avalia o engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi. Em sua análise, compreender as particularidades de cada sistema construtivo (moldado in loco, pré-moldado ou estrutura metálica) define qual o melhor tipo de ligação e tolerâncias envolvidas.