Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

GIRO RÁPIDO

TQS completa 35 anos em constante inovação

Devido à complexidade que envolve a construção com estruturas de concreto armado e pré-moldadas, sempre que a TQS conclui uma versão do sistema, os engenheiros se questionam sobre qual será o próximo passo. “A lista de solicitações dos engenheiros de estruturas e novas tecnologias computacionais a serem implantadas nos sistemas é quase infinita. Nosso objetivo é sempre ouvir os engenheiros de tal forma a introduzir melhorias para conseguir maior refinamento técnico, produtividade, assertividade, produtividade, e consequentemente, maior competitividade”, disseram. 

Ao longo desses 35 anos, a TQS vivenciou muitas mudanças, a começar pelo microcomputador com memória de 640 Kb, disco rígido de 20 Mb e monitor de baixa resolução. Atualmente, além do enorme espaço do disco rígido, é possível resolver sistemas de equações com milhões de incógnitas e visualizar a estrutura e as armaduras em 3D. “A evolução tecnológica é um processo natural e o mercado passou a exigir edificações mais arrojadas, esbeltas, duráveis e construídas no menor tempo possível”, ponderaram os engenheiros. Nesse sentido, houve o avanço das ferramentas de gerenciamento e gestão da construção, com a tendência atual na direção da Indústria 4.0. 

Para o futuro, seu corpo diretivo prevê a integração completa entre o projeto e a execução da obra com a evolução da tecnologia BIM, principalmente, pela entrada da tecnologia 5G, que pode revolucionar a troca de informações, conectando permanentemente toda a cadeia da construção. “Muitos horizontes serão abertos para a integração de todos os intervenientes da construção civil. Informações completas dos empreendimentos terão base única e serão armazenadas nas nuvens”.  

Outra característica da TQS é o apoio às diversas associações relacionadas às estruturas de concreto, por entender que elas colaboram para a união das empresas em torno de objetivos comuns. A empresa participou ativamente na formação da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) e marca presença junto a outras instituições, como a ABCIC.

“A ABCIC é uma associação que tem desempenhado um importante papel na indústria de pré-moldados em nosso país. O constante diálogo entre as empresas, as missões técnicas internacionais, os cursos ministrados, a procura incessante pela qualidade da indústria e a defesa dos interesses do setor justificam plenamente a importância da associação. Destacamos também a dinâmica e eficiente atuação da engenheira Iria Doniak à frente da ABCIC”, enfatizaram Abram Belk, Alio Ernesto Kimura, Guilherme Angelis Covas, Nelson Covas e Rodrigo Nurnberg.

Para Íria, a TQS tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento da construção industrializada em concreto. “Em nome da ABCIC e de todos os associados, parabenizamos a TQS por sua trajetória de tanto sucesso, inovação e criatividade”.

Para o futuro, a TQS planeja a internacionalização do software, uma vez que são poucos os produtos que possuem um grau de automação elevado para estruturas de concreto onde os elementos de vigas, lajes e pilares sejam predominantes. “Começamos a atingir outros países da América, com tradução e adaptação às normas”, pontuaram. Para isso, a companhia está implantando o detalhamento dos elementos estruturais submetidos aos efeitos sísmicos. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!