Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Uma década de informação sobre o mercado de pré-fabricados de concreto

A Revista Industrializar em Concreto comemora 10 anos, divulgando as principais ações e os mais importantes cases do setor de pré-fabricados no Brasil e no exterior. Com mais de 30 edições, a publicação tem retratado o desenvolvimento sustentável do setor, a evolução contínua das indústrias por meio dos investimentos em tecnologia, inovação, gestão da qualidade e da sustentabilidade, e o crescimento da cadeia de fornecedores.


Setor da construção se reuniu no evento de lançamento do Anuário Abcic 2014 (edição 4, Abril 2015).

A Revista Industrializar em Concreto celebra uma década de intensa divulgação em prol da industrialização da construção civil no país, especialmente, das conquistas, avanços, benefícios e desafios do setor de pré-fabricados de concreto. Ao longo desse período, as mais de 30 edições veiculadas reiteraram a importância do sistema construtivo para viabilizar obras em diversas tipologias, ampliando produtividade, qualidade, segurança e desempenho nas edificações e nos projetos de infraestrutura, e contribuindo para reduzir as emissões de carbono e o impacto ambiental da atividade.

De acordo com a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, a revista cumpre um papel importante de comunicar ao associado e ao mercado sobre a agenda da pré-fabricação em concreto, suas interfaces e temas prioritários e transversais, como qualidade, segurança, meio ambiente e, mais recentemente, a neutralidade de carbono e os aspectos ESG (meio ambiente, social e governança), além das obras que demonstram o quanto o sistema construtivo tem contribuído para o avanço da construção civil no Brasil, e de opiniões relevantes de diversos elos da cadeia.

“Isso significa que a Revista Industrializar em Concreto gera debates, amplia conhecimento e propõe a união dos stakeholders de forma a auxiliar nosso mercado a alcançar novos contextos, disseminando a aplicação do sistema construtivo em tipologias pouco exploradas ainda. Ou seja, é muito mais do que uma publicação do setor”, define Íria. 


Workshop do planejamento estratégico 2023-2027, realizado em Florianópolis (SC) (edição 28, Abril 2023).

Em termos de desenvolvimento do mercado, Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, afirma que a industrialização vivencia um momento próspero, que deve ser intensificado nos próximos anos, devido a busca da construção por mais competitividade, produtividade, aliada à questão da sustentabilidade ambiental.

“Ao enfatizar todos os benefícios proporcionados pela pré-fabricação de concreto em obras de inúmeros segmentos, a publicação torna-se um registro vivo de como nosso sistema construtivo atende todas as demandas atuais da engenharia, da arquitetura e da construção, corroborando para uma maior atuação de nossas indústrias e geração de novos negócios”, destaca.


Participantes da Missão Internacional Europa, em 2016, visitam a fábrica da Consolis, na Holanda (edição 8, Agosto 2016).

A revista englobou todas as ações realizadas pela Abcic entre 2014 até o presente momento, incluindo o Planejamento Estratégico 2016-2020 e o Planejamento Estratégico 2023-2027; o lançamento do Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, da segunda edição do Coletânea de Obras Brasileiras, do Anuário Abcic e da Sondagem de Dados Setoriais, as transformações do Selo de Excelência Abcic; convênios com a academia, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie; as iniciativas advindas pelas relações institucionais, como Manual da Construção Industrializada, publicada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Projeto Construa Brasil, o Construção 2030 e o Construção é +, liderados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); as entidades Do Mesmo Lado, idealizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o Fórum Nacional da Indústria (FNI), órgão consultivo da diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre outros; e a participação ativa em importantes fóruns internacionais, como a fib (International Federation for Structural Concrete).

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!