DE OLHO NO SETOR
O desenvolvimento de disciplinas sobre o sistema construtivo nas mais importantes universidades de engenharia e arquitetura do país tem sido fundamental para disseminar o conhecimento sobre a forma de projetar e construir com o pré-fabricado, aperfeiçoando a formação dos profissionais brasileiros. A Abcic tem apoiado e promovido praticamente todas as iniciativas
Alex Alves, professor em disciplinas de pós-graduação ou especialização voltadas para a pré-fabricação de concreto no Instituto IDD, examina que a interação entre a indústria e o meio acadêmico é fundamental para impulsionar a inovação e o progresso em qualquer área do conhecimento, em se tratando da construção civil. “A pré-fabricação de concreto está sempre na vanguarda da aplicação de novas tecnologias, pois as produções em ambientes industriais favorecem o controle e a experimentação, desta forma, a facilidade das aplicações inovadoras no setor de pré-fabricação de concreto é o início de um círculo virtuoso de desenvolvimento e validação tanto para a pré-fabricação, quanto para a própria academia”, considera.
Para ele, o caminho dessa interação passa pelo aumento na disponibilidade de cursos e capacitação conjuntas, o estímulo e a criação de redes colaborativas, seja para o debate ou para pesquisas aplicadas, além de ampliação de eventos técnicos. Nesse sentido, as mídias sociais, os espaços virtuais compartilhados e o ensino EAD diminuíram os custos para o usuário obter esse conhecimento. “A tecnologia veio para diminuir as distâncias e aumentar a facilidade em obtenção do conhecimento a qualquer hora, dentro de suas possibilidades”.
Prof. Carlos Franco - Programação de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Instituto IDD
Curso Básico de Pré-Fabricados
A Abcic ofertou por mais de uma década o Curso Básico de Pré-Fabricados, que foi estruturado minuciosamente pela engenheira Íria, para motivar os profissionais a conhecerem o sistema construtivo, a atrair estudantes de arquitetura e engenharia e até profissionais atuantes no mercado. O engenheiro Carlos Franco foi convidado em 2008 para ministrar o curso, que era itinerante pelo Brasil, e contava com a parceria de um associado da indústria, que estava interessado em divulgar o sistema construtivo em uma região considerada estratégica.
“Esse modelo foi extremamente bem-sucedido, pelo número de inscritos, que chegou a centena de participantes e pelas avaliações”, rememora Franco. Em média, eram oferecidos quatro cursos por ano, percorrendo do Norte ao Sul do país. Ao longo de todo esse período, o curso foi revisto e ampliado, incorporando inovações tecnológicas e as demandas de alunos e do mercado.
Franco recorda ainda que outra forma de divulgação foi a apresentação do sistema construtivo em eventos e semanas da engenharia e de arquitetura. Algumas das participações da Abcic foram na Semana da Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e no curso de arquitetura da mesma faculdade, na Escola da Cidade, em São Paulo, na Universidade Cruzeiro do Sul, na Escola de Arquitetura da Universidade São Judas, na Semana de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia.
“O resultado destes cursos foi sempre surpreendente. Os Estudantes de arquitetura se motivavam muito com o que viam e como geralmente eram dos últimos dois anos da graduação, viemos a saber que diversos deles acabaram por incorporar o pré-fabricado nos seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Ou seja, conseguíamos incorporar o pré-fabricado na bagagem e repertório deste futuro profissional”, salientou Franco, que após o encerramento do curso oferecido pela Abcic, foi convidado para ministrar as aulas no PECE da Poli-USP e no Instituto IDD.