GIRO RÁPIDO
Entre os dias 16 e 17 de maio, a capital paulista recebeu a décima primeira edição do Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas (CBPE), organizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) e Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE). A Abcic, apoiadora oficial do evento, foi representada pelo engenheiro e diretor técnico da entidade, Marcelo Cuadrado, que destacou na abertura o trabalho conjunto entre entidades com o objetivo de disseminar conhecimento técnico e científico. "É por esse caminho que a Abcic trabalha com a Abece, na publicação de normas e manuais, e com o Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), na redação de práticas recomendada". Cuadrado também falou sobre a participação da Abcic em mais uma edição do CBPE: "Em um evento sobre engenharia estrutural e pontes, a Abcic vem trazer a discussão sobre industrialização em concreto e os benefícios característicos desse sistema, entre eles, inovação, padronização de soluções, produtividade e redução de custos".
Durante a programação do CBPE, o sistema industrializado em concreto foi destaque por meio da palestra dos engenheiros Luiz Livi e Charles Hipólito, ambos da Cassol Pré-Fabricados. Livi destacou o complexo viário do porto de Itaguaí (RJ), composto por três obras de arte. Na ocasião, o uso de peças estruturais pré-fabricadas em concreto foi a solução encontrada para vencer vãos de até 29 m. As vigas usadas para cobrir tal distância foram realizadas com a técnica de pré-tensão e transportadas até o canteiro, onde eram pós-tensionadas. Segundo Livi, a industrialização foi muito importante para cobrir os prazos estipulados e manter um determinado patamar de qualidade. "Avalio a pré-fabricação como uma importante solução logística em que predomina o controle tecnológico", afirmou.
A palestra também abordou obras emblemáticas com o uso de pré-fabricados de concreto, entre elas, o Jaraguá do Sul Park Shopping, em Jaraguá do Sul (SC), projeto com 16 pavimentos, e prédios habitacionais construídos pela Cassol em uma rotina de dezesseis unidades entregues em dez dias, com uma equipe de seis pessoas. "Essas duas obras são exemplos de que o sistema industrializado em concreto já não conhece obstáculos de verticalização e é uma técnica de referência em produtividade", afirmou Livi.
O engenheiro Charles Hipólito, por sua vez, destacou o Contorno Rodoviário de Florianópolis (SC). Assim como em Itaguaí, as vigas foram executadas com pré e pós-tensão, sendo a montagem da estrutura dificultada pelo excesso de ventos característico do local da obra, próximo ao litoral. "Peças com cerca de 60 toneladas foram erguidas com o auxílio de dois guindastes, com capacidade de mais de 100 toneladas cada. O uso dos pré-fabricados de concreto reduziu o contingente de operários no canteiro, dessa maneira diminuindo os riscos durante a fase de montagem", explicou Hipólito.
O engenheiro Marcelo Cuadrado, diretor técnico da Abcic, participou da mesa de abertura do XI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas