Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 8 - agosto de 2016

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Tecnologia avançada e apelo arquitetônico reforçam a presença de pré-fabricado em fachadas

Agilidade na finalização das obras, redução de custo, maior aceitação pelos arquitetos e completa aderência às inovações tecnológicas, como o BIM, alavancam o uso de painéis arquitetônicos


A utilização dos recursos de modelagem do BIM permitiu o detalhamento indispensável para a produção dos painéis, que puderam ser visualizados em 3D


Edifício administrativo do Batalhão da PM-SP
Localização: São Paulo/SP
Área total: 2.557,0 m²
Construtora: Engetal Engenharia e Construções Ltda.
Engenheiro responsável pela obra: Gabriel Scarelli
Início da obra: janeiro de 2015
Término da obra: outubro de 2015
Engenheiro responsável pelo projeto estrutural do pré-fabricado: Marcelo Cuadrado Marin
Arquiteta: Lucia Mello
Volume de estrutura pré-fabricada: 211 peças
Tipo de estrutura: painéis arquitetônicos de fachada com acabamento em concreto lavado
Volume de concreto pré-fabricado: 235,0 m³
Empresa pré-fabricadora: Leonardi Construção Industrializada


Se antecipar aos problemas com um bom planejamento também foi a estratégia adotada pelos engenheiros da Stamp Painéis Arquitetônicos na obra do Win Work Corporate Center, um edifício comercial de 17 andares, formado por uma torre e um total de 34 conjuntos de escritórios, construído na zona Sul paulistana. "Tivemos de fazer um bom planejamento de transporte para evitar estoque dos painéis na obra, uma vez que o canteiro era muito apertado, sem condições de acomodar muitas peças", explica Fernando Gaion, diretor geral da Stamp, que forneceu os painéis arquitetônicos instalados na fachada do prédio.
As dificuldades de logísticas apontadas pelo dirigente da Stamp são comuns a outras empresas da área de pré-fabricado, sobretudo quando se tem de movimentar peças de grande porte e peso em regiões com ruas estreitas e de grande volume de trânsito. Em muitos casos, segundo relato de engenheiros e técnicos que atuam diretamente com logística, é necessário fazer uma programação de entrega em horários especiais, principalmente nos fins de semana, e com o apoio das autoridades de trânsito. 
Outro ponto que mereceu detalhado planejamento de logística no caso da obra na Chácara Santo Antônio, segundo Gaion, foi em relação à programação de locação dos guindastes. "Em função das dimensões dos painéis, cuja altura excedeu o tamanho padrão desse tipo de peça, foi necessária a contratação de transportes especiais", afirma Gaion. Em relação aos painéis produzidos para essa obra, o diretor geral da empresa esclarece que eles foram fabricados em formas especiais de acordo com o previsto no projeto arquitetônico. "Todas as fôrmas eram revestidas de fórmica, que é um material que tem menor atrito com o concreto, permitindo uma melhor desforma do pré-fabricado, garante uma uniformidade da peça na face aparente", esclarece Gaion. 


O acabamento impecável do painel utilizado para a fachada do Win Work Chácara Santo Antônio foi alcançado graças a cuidados na produção da peça, que incluiu o uso de fôrmas revestidas de fórmica


Todo esse cuidado na produção, segundo o executivo garante a qualidade final da peça e se soma a uma série de outros benefícios proporcionada por esse tipo de estrutura para a construção civil. “A combinação entre a maior quantidade de repetições e as maiores dimensões possíveis otimiza o preço da fachada. Os painéis com área superior a 15 m² apresentam condições econômicas favoráveis quando comparados a outras opções”, comenta. 
Segundo a arquiteta da obra, Rosilene Fontes, a escolha de painéis para a fachada foi motivada pela ideia de criar alguns recortes aleatórios na parede central do edifício. “Quando iniciei os desenhos na fachada e tive a ideia de espelhar em cada andar, criou-se um padrão rendado, como se fossem enormes cabogós”, explica. Mas havia o desafio de tornar fácil a execução da obra. “Foi então que pensamos no uso de pré-moldado: um único desenho, fabricado em vários painéis que, espelhados, formavam uma parede com um grande desenho padronizado. Com o pré-fabricado temos a liberdade de criar, inovar esteticamente e com a vantagem de ser possível de executar. Além de resultar numa obra de execução rápida e limpa”, complementa Rosilene.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!