Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 10 - abril de 2017

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

“... E esse tal de ´BIM´ aí?...”

Coordenador da Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-134)


4ª. Mensagem: 
Há uma conclusão unânime no mercado: todas as implantações BIM de sucesso foram realizadas com um projeto formal e controlado, especificamente formatado para cada empresa, com objetivos claros e alinhados com as estratégias corporativas. Projetos-pilotos sempre são recomendáveis.


6. Sobre os elementos pré-fabricados de concreto
Na CEE-134 da ABNT, em Julho de 2012 foi criado o Grupo de Trabalho de Componentes BIM (GT).
Os membros do GT trabalham em subgrupos que pesquisam, estudam e buscam definir quais seriam as características mínimas e necessárias que um objeto virtual precisaria possuir para viabilizar a realização de casos de usos BIM específicos.
Para alguns casos de usos BIM como, ‘Planejamento 4D’, e ‘Análise Energética’, os subgrupos já concluíram os estudos e o conteúdo está em fase de redação definitiva. Para o caso de uso ‘Extração de Quantidades para Orçamento Executivo´, os trabalhos estão em fase de finalização.
Por ocasião da publicação deste artigo, em Abril/2017, estão em desenvolvimento os casos de usos ‘Projeto de Sistemas Prediais Hidráulicos’, ‘Projeto de Sistemas Prediais Elétricos´, ‘Projeto de Sistemas AVAC/R’ e ‘Análise de Sustentabilidade’.
Também já foram identificados alguns casos de usos BIM que seriam do interesse da indústria brasileira mas que ainda estão sendo analisados pelo GT, para definir se há ou não a viabilidade da produção de diretrizes e orientações para o desenvolvimento de objetos BIM, dentre eles: ‘Projeto de Estruturas Metálicas´, ‘Projeto Arquitetônico’, ‘Projeto de Luminotécnica´.
Há ainda um grupo de casos de usos BIM que também já foram listados como sendo de maior interesse para a indústria local, mas cujas pesquisas e estudos ainda não foram iniciados, em função da limitação dos recursos, lembrando que todos os trabalhos são realizados apenas através de contribuições voluntárias. São eles: ‘Geração de Documentos’, ‘Detecção de Interferências’, ‘Visualização’, ‘As-built’, ‘Gerenciamento de Facilities’ e ‘ Comissionamento’.
Especificamente sobre ‘Projeto de Estruturas de Concreto’, o subgrupo encarregado deste estudo, após consultar projetistas e desenvolvedores de softwares, concluiu que não seria necessário o desenvolvimento de componentes BIM correspondentes aos produtos fabricados pela indústria de pré-fabricados, porque os componentes genéricos, de tipologias padronizadas, com parametrização já oferecidos nas bibliotecas nativas dos principais softwares modeladores já seriam suficientes para o desenvolvimento dos Projetos de Estruturas de Concreto.
Lembrando que no mercado já existem softwares específicos que realizam o detalhamento e documentação de estruturas de concreto pré-fabricadas, inclusive com a previsão de ´inserts´ metálicos, acessórios para fixação ou içamento / transporte, sendo que também já existem bibliotecas de componentes BIM correspondentes a esses produtos que costumam ser incorporados nos pré-fabricados.
A maioria desses softwares específicos para o detalhamento de estruturas são interoperáveis com ferramentas de análise e dimensionamento estrutural e também com soluções para planejamento e controle como MS Project e Primavera. Alguns possuem ´motores´ próprios e internos, capazes de realizar o planejamento e o controle de uma montagem e oferecem a possibilidade da extração de informações diretamente do modelo BIM para a impressão de códigos de barras para identificação dos componentes e para a integração com equipamentos (CNC) automatizados para corte e dobra de armaduras, cortes de chapas metálicas, etc. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!